Plano Plurianual tem reunião técnica em Quissamã

Representantes das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Obras, Serviços Públicos e Urbanismo; Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca e das coordenadorias de Gestão; Esporte e Juventude e Transporte de Quissamã participam na tarde desta segunda-feira (15), na Sala de Licitações, da reunião técnica com o secretário municipal de Fazenda, Leilson Lyra, sobre o Plano Plurianual (PPA), de 2018/2021.
A finalidade é definir para os próximos quatro anos, diretrizes, objetivos e metas de administração pública para as despesas com programas de duração continuada.
Leilson destacou durante o encontro, a necessidade de avaliação do PPA.
— Entendemos que a partir do próximo ano, caminharemos nos mecanismos de avaliação de resultados porque seremos cobrados, principalmente em relação aos programas de Educação, Saúde e Assistência — explicou.
O Plano — É um processo de construção coletiva entre órgãos do governo e a sociedade para a formulação dos programas voltados para a população, a partir do orçamento municipal. A cada ano deve ser feita uma avaliação que tem como um de seus objetivos principais otimizar o investimento dos recursos públicos e evitar que eles se desviem dos objetivos, metas e diretrizes iniciais. Será a partir dessa avaliação, e da leitura dos indicadores da execução, que o orçamento do próximo ano será definido. Nenhum investimento, cuja execução ultrapasse um exercício financeiro, poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, sob pena de crime de responsabilidade.