Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Sem categoria
  • Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional é discutido na Câmara Técnica Setorial de Desenvolvimento Econômico

Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional é discutido na Câmara Técnica Setorial de Desenvolvimento Econômico

A construção de uma estratégia integrada de fomento às atividades econômicas de vocação e compartilhadas entre as cidades do interior do Estado, através de um Plano de Desenvolvimento Regional foi defendida, nesta terça-feira (9), durante a reunião da Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico, do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF). O encontro foi realizado em Macaé, com a participação de secretários da respectiva pasta e da Secretaria Planejamento dos municípios consorciados

A projeção de novos investimentos em segmentos como o turismo, agronegócio, o comércio, e o petróleo, foi destacada no encontro, que pontuou também a necessidade dos municípios da região em alcançar estabilidade tributária e administrativa. A reunião foi coordenada pelo secretário executivo do Cidennf, Vinícius Vianna, que destacou a iniciativa do Consórcio em oferecer a todos os municípios integrantes a oportunidade de expor suas ações e iniciativas, compartilhar desafios e discutir soluções conjuntas que promovam o desenvolvimento econômico regional.

“Esta câmara técnica tem o compromisso de promover um plano estratégico capaz de oferecer a todos os gestores acesso a informações e programas capazes de fortalecer a diversificação econômica regional, uma proposta defendida pelos municípios consorciados do Norte e também Noroeste Fluminense. Esse é, sem dúvidas, um grande legado que podemos construir para todas as cidades”, apontou Vinícius.

Ainda na reunião, foi criada a Câmara Temática para tratar do planejamento de desenvolvimento regional, com o levantamento e mapeamento das potencialidades e demandas de todos os municípios que fazem parte do Cidennf, com o auxílio de instituições e universidades da região, como o Sebrae, a Firjan, a Fecomércio, a Federação de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, o Fórum da ALERJ, entre outras.

“Para iniciar o plano, foi sugerido que o plano seja iniciado pelo levantamento da situação de cada região, o que pode ser realizado com o apoio das próprias instituições da região, como as universidades, que, inclusive, já têm estudos prontos nesse sentido, e que podem ser adaptados e ampliados de acordo com a necessidade e realidade de cada município. O nosso objetivo é criar um plano possível de ser executado, viável para implementação, e que envolva a realidade de todos, pensando em ações práticas em curto, médio e longo prazo”, pontuou Vinicius.

Juntos, os representantes das Secretarias de Planejamento e de Desenvolvimento de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, e São João da Barra apontaram a criação de políticas públicas internas de gestão que ajudam a fortalecer as vocações econômicas que se diversificam a partir da influência do petróleo. Ainda na pauta, teve a nomeação da coordenadoria desta Câmara Técnica Setorial, representada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Carapebus, Jefferson Viana, como coordenador, e o secretário de Planejamento de São Fidélis, Jamilton Serpa, como secretário administrativo da CT.

O encontro contou também com a participação do Secretário municipal de Relações Institucionais de Macaé, Tito Simões; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho de Quissamã, Arnaldo Mattoso; a procuradora geral de Bom Jesus do Itabapoana, Raquel Correia; do secretário de Planejamento de São Fidélis, Jamilton Serpa; da chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campos dos Goytacazes, Fabiana Pinto; do secretário de Desenvolvimento Econômico de Conceição de Macabu, José Marcelo Neto; do secretário de Desenvolvimento Econômico de Carapebus, Jefferson Viana, da coordenadora de Indicadores do Escritório de Gestão, Indicadores e Metas de Macaé, Sheila Abreu; do secretário de Planejamento de São João da Barra, Alan Barcelos, e do professor e pesquisador da Universidade Cândido Mendes, Rodrigo Lira.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.