Piquenique marca o Dia Internacional da Síndrome de Down

A secretaria de Educação de Quissamã, por meio da Divisão de Educação Inclusiva, promoveu, na manhã desta quarta-feira (21), o I Piquenique de Conscientização do Dia Internacional da Síndrome de Down, no Parque de Exposições. A equipe da Educação Inclusiva realizou várias atividades recreativas como contação de histórias, oficina de pinturas, brincadeiras, finalizando com lanche, envolvendo alunos com Síndrome de Down matriculados na rede municipal de ensino.
A diretora da Divisão de Educação Inclusiva, Cyntia de Brito Teixeira, destacou que esse tipo de ação traz o diálogo e reflexão da inclusão como privilégio de conviver com as diferenças junto às famílias. “A realização deste momento lúdico tem como finalidade minimizar o preconceito e promover a igualdade”, ressaltou.
O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado, anualmente, por 193 países no dia 21 de março, de acordo com o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU). A Síndrome não é uma doença, mas uma mutação do material genético humano, presente em todas as raças. Os motivos para a ocorrência ainda são desconhecidos, mas o que se sabe é que começa na gestação, quando as células do embrião são formadas com 47 cromossomos, em vez de 46, como a maior parte da população.