Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Pescadores de Quissamã recebem primeira parcela do defeso da Piracema

A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, realizou na quinta-feira (21) o pagamento da primeira parcela do auxílio financeiro referente aos meses de novembro e dezembro do Defeso da Piracema, no valor individual R$ 1 mil, para 22 pescadores de água doce inscritos na Colônia Z 27, que não estão cadastrados no benefício do Governo Federal.

No gabinete, a prefeita Fátima Pacheco e o vice-prefeito Marcelo Batista, juntamente com o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Luiz Carlos Fonseca, e o coordenador de Pesca, Ney Aleixo, receberam o grupo de pescadores.

Durante o encontro foi apresentado aos pescadores um balanço das ações de preservação e cuidados com os corpos hídricos do município. A Prefeitura de Quissamã realizou a limpeza de mais de 100 quilômetros de canais, facilitando o fluxo de água e melhor acesso para pescadores.

“A pesca é uma importante atividade em nosso município. Quissamã direciona investimentos em preservação ambiental, com a realização de ações periódicas nos recursos hídricos. Hoje, também ouvimos as demandas dos pescadores para que possamos continuar a desenvolver estratégias que garantam a prática com maior rentabilidade para as famílias que atuam no setor”, destacou Fátima Pacheco.

Os resultados dos cuidados com os recursos hídricos em Quissamã foram avaliados pelo pescador Luivan dos Santos.

“A limpeza dos canais facilita a navegabilidade e acesso, e por consequência o aumento no volume de pesca”, explicou Luvian.

Durante o diálogo, o vice-prefeito Marcelo Batista enfatizou a importância do período de não atividade pesqueira, em virtude do Defeso da Piracema.

“O defeso é uma importante ação de preservação ambiental, com respeito ao período de paralisação da pesca”, avaliou ao destacar que o defeso de água doce tem início no dia 1º de novembro e vai até 28 fevereiro de 2024 (quatro meses).

A presidente da Colônia Z-27, Rosemary Ribeiro, participou do encontro e destacou a iniciativa do Poder Público. “Esse repasse é muito importante e auxilia os pescadores durante os quatro meses de inatividade”, pontuou.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.