PENA QUISSAMÃ PRO AM 2022 abre Circuito de Surf do Rio de Janeiro

Por anos, a região Norte Fluminense foi palco da abertura do Circuito Profissional de Surf do estado. Desta vez, a cidade de Quissamã fará mais. Além dos profissionais, de 20 a 23 de janeiro, também vai receber a etapa de abertura do circuito amador de 2022, da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ). O evento faz parte da programação esportiva do Verão 2022, Viver Quissamã.
O PENA QUISSAMÃ PRO AM 2022 acontecerá na praia de Barra do Furado. Na quinta-feira, 20, com as categorias amadoras com pontuação de nível 2A. Já os profissionais disputarão preciosos pontos no circuito brasileiro da ABRASP. No masculino, as pontuações 3A (FESERJ) e 2A (ABRASP). E no Feminino, pontuações 5A (FESERJ) e 4A (ABRASP). Os profissionais vão competir no sábado e domingo, quando há previsão de ondas maiores.
A competição conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Quissamã, por meio da Secretaria de Esporte e Juventude. E vai distribuir a premiação do Brasileiro Profissional: R$40 mil em prêmios. Vinte mil reais no masculino e vinte mil reais no feminino, pela primeira vez no estado uma premiação igual.
– O surf é uma tradição entre os jovens de Barra do Furado. E o nosso litoral é apropriado para esta atividade esportiva. Será um grande evento! E Quissamã vai fazer história, sendo o primeiro Município do Norte Fluminense a sediar uma etapa do Campeonato Brasileiro com baterias femininas. O lugar da mulher é onde ela deseja estar! E se for desbravando ondas, tenho certeza de que vão “tirar onda” em Barra do Furado – disse a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco.
Entre os Amadores serão 12 categorias: sub-18 masculino, sub-18 feminino, sub-16 masculino, sub-16 feminino, sub-14 masculino, sub-14 feminino, sub-12 masculino, sub-12 feminino, kahuna e local – que receberão como premiação pranchas do shaper Crivella, kit da PENA e kit Soul Fins. Com importantes apoiadores, o evento fica mais abrilhantado e os atletas são mais valorizados.
– É um prazer para a Pena estar junto de mais um evento no Rio de Janeiro. Já fizemos eventos em todas as regiões do estado e agora estamos plantando mais essa semente junto dos amigos em Quissamã. Será um prazer! Vai ter altas ondas! E não tem festa melhor do que essa não. O surf está em primeiro plano na nossa marca! Campeonato de surf é diversão! É festa! Vamos viver dias maravilhosos! – disse Raimundo Neto, fundador da Pena.
A tradição voltou e a abertura do calendário de competições da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, será, mais uma vez, nas ondas da Barra do Furado, que tem duas ondas conhecidas. A onda na saída do rio, com direitas e esquerdas. E as esquerdas manobráveis do Pier.
– A região Norte Fluminense é um dos principais polos do nosso esporte no Estado do Rio. Com muitos picos de surfe de alta qualidade e tradição em grandes eventos. Algumas das principais competições da FESERJ na década passada ocorreram por lá. Inclusive em Quissamã – disse Guilherme Aguiar, presidente da FESERJ.
Entre os atletas, destaque para o local Cláudio Freitas. Surfista quissamaense, atual campeão do Circuito Norte Fluminense, que vai marcar presença na etapa. E visitando pela primeira vez a região, o capixaba e atual bicampeão brasileiro, Krystian Kymerson, vai estrear nas ondas da Barra do Furado.
A Prefeitura de Quissamã apresenta Pena Quissamã Pro Am 2022, uma realização da FESERJ em parceria com ABRASP e Barra Surf Clube. O evento conta com patrocínio da Prefeitura Municipal de Quissamã através da Secretaria de Esporte e Juventude, tem co-patrocínio da Pena e apoio da Soul Fins, pranchas Crivella, Ki Fruta e Live.