O município de Quissamã conta com a ação integrada das forças de segurança na rede de proteção e combate à violência contra a mulher. A Patrulha Maria da Penha (PMP) da Guarda Civil Municipal, um importante elo neste serviço, completará cinco anos de atuação na quarta-feira (13). A celebração acontecerá a partir das 8h, no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF), com a palestra da Delegada Juliana Buchas, do DEAM de Campos dos Goytacazes.
O município possui uma rede de proteção consolidada, marcada pelo pioneirismo na região com a implantação de equipamentos importantes no enfrentamento à violência contra a mulher, conforme preconiza a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006).
“Ao celebrar cinco anos de atuação, a Patrulha Maria da Penha reafirma o seu compromisso com os quissamaenses de atuar na conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher”, destacou a Guarda Civil Municipal e supervisora da PMP, Neide Cruz.
Desde 2019, foram implementados em Quissamã o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Elisabeth da Conceição Barcellos Araújo, a Patrulha Maria da Penha, a Sala Girassol, o Núcleo Especializado de Atendimento ao Homem (NEAH), a Rede Pró-Mulher e o projeto Papo de Menina.