Passeio Ciclístico abre as homenagens pelos 29 anos de emancipação da cidade

O quinto passeio ciclístico em homenagem aos 29 anos de emancipação político-administrativa de Quissamã, organizado pela Guarda Civil Municipal nesta quinta-feira (4) reuniu grande número de desportistas, apesar da chuva que cai na região desde a madrugada. As novidades este ano foram percurso de 4 km a menos que os anteriores, e a doação de um quilo de alimento não perecível, que será distribuído com as entidades sociais.
A saída aconteceu em frente do Centro Cultural Sobradinho, no Centro da cidade, onde os participantes receberam água e frutas, doadas pelo comércio local e chegada na praia de João Francisco, quando os ciclistas foram recebidos pela prefeita Fátima Pacheco, e o padre da Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, pároco Marcus Vinicius Falcão que abençoou todos.
Participaram ciclistas das Guardas Municipais de Carapebus, Macaé, Niterói, Rio de Janeiro, Araruama, Saquarema, Paracambi, Magé, Guapimirim, Arraial do Cabo, Búzios, Campos dos Goytacazes, Cambuci, Nilópolis, Rio Bonito, Silva Jardim e Valença (RJ) e Anchieta (ES), além dos filiados à Associação de Ciclistas de Quissamã. As Coordenadorias de Esporte e Juventude e da Defesa Civil, além da secretaria de Saúde, que disponibilizou uma ambulância durante todo o percurso foram parceiros na iniciativa.
A organizadora, Josélia Almeida, ressaltou a importância do evento, destacando a interação da Guarda Civil com a comunidade. “Podemos mostrar mais uma vez o nosso trabalho, que vai além de proteger o patrimônio e promover a ronda escolar. O intercâmbio com guardas civis de outros municípios contribui para que o trabalho se desenvolva cada vez mais”, disse.
O coordenador especial de Segurança Pública, Janderson Chagas lembrou que a redução do percurso este ano teve por finalidade, facilitar os participantes principalmente nos trechos de chão de terra batida que causavam prejuízos às bicicletas e às condições climáticas na região. “O circuito passando por Estivinha foi alterado, porque priorizamos a malha asfaltada. A mudança agradou os participantes que vinham tendo problemas com suas bicicletas, e nos próximos anos, deveremos manter o mesmo trajeto”, disse.