Parceria vai ampliar atendimento à Lei Maria da Penha

Em uma reunião na tarde desta terça-feira (3), a prefeita Fátima Pacheco recebeu, em seu gabinete, o delegado titular de Quissamã, Raul Gustavo Morgado, para uma primeira conversa sobre a parceria, por meio da Guarda Municipal, na aplicação da Lei Maria da Penha no município. Também participaram o coordenador especial de Segurança, Janderson Chagas, o chefe da 130ª Delegacia de Polícia, Ricardo Monteiro, o secretário de Saúde, Ricardo Tigre, e a subsecretária de Assistência Social, Rosane Barreto.
“Em Quissamã já tratamos a violência contra a mulher como uma questão de segurança pública e estamos providenciando um carro especificamente para a Patrulha Maria da Penha. E essa parceria com a Delegacia será sólida e efetiva”, afirmou Fátima.
“Este é um projeto que estamos iniciando agora, onde daremos maior atenção aos crimes de violência doméstica, determinando uma equipe da delegacia para atuar somente nesta área. A parceria com a Prefeitura vai viabilizar acompanhamento da Assistência Social e todo amparo para a vítima, o que será um grande avanço para Quissamã”, explicou o delegado.
Ricardo Monteiro informou, ainda, que será feita a análise dos casos mais graves e que esses dados serão repassados à Guarda Municipal para um monitoramento, através de ronda, para verificar a situação da família, se existe risco, se será preciso pedir a prisão de alguém.
Janderson destacou o trabalho com a Polícia Civil, dentro das ocorrências da Lei Maria da Penha, e frisou que as equipes da ronda terão dois guardas, sendo uma mulher, para monitoramento das famílias envolvidas em casos de violência. “É mais um compromisso que a Guarda assume com a comunidade”, completou.