Parceria promove educação tecnológica para alunos da rede municipal de Quissamã

A formação tecnológica aliada a educação é uma realidade em Quissamã. Em mais uma parceria formada entre a Secretaria de Educação e o Instituto Federal Fluminense (IFF), foi iniciado em abril a turma-piloto do projeto Clube de Iniciação Tecnológica (Clube Itec), direcionado a alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental. A iniciativa promoverá oficinas, neste primeiro momento online por conta da pandemia, de programação eletrônica e contará com alunos das escolas Ciep Municipalizado 465 – Dr Amílcar Pereira da Silva, Escola M. Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida, Escola M. Professora Nelita Barcelos dos Santos, e Escola M. Délfica de Carvalho Wagner. Neste primeiro estágio terá a participação de 20 alunos, sendo cinco por unidade educacional. A previsão é de 160 alunos atendidos em dois anos.
“Temos o privilégio de ter um Quissamã uma unidade do Instituto Federal. Temos que aproveitar essa oportunidade e ampliar as diversas parcerias possíveis, com o intuito de oferecer aos nossos alunos todos as possibilidades de crescimento acadêmico e profissional, para que dessa forma eles possam se emancipar. Nos dias atuais, fomentar a utilização das tecnologias no cotidiano desses alunos é o nosso objetivo enquanto Secretaria de Educação”, disse a secretária municipal de Educação, Helena Lima.
Luiz Cesar Faria, professor do IFF Quissamã e coordenador do projeto, explicou sua visão sobre esta ação. “Este projeto se baseia na aplicação de metodologias ativas para engajar os estudantes. A tecnologia nos cerca e, cada vez mais, é essencial se apropriar dela para construir nossa atuação no mundo. O Clube ITec visa ampliar o olhar dos jovens neste sentido.”
Em dezembro de 2020 foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura Municipal de Quissamã e o Instituto Federal Fluminense – Campus Quissamã – para execução do projeto de iniciação tecnológica “Clube ITec – Clube de Iniciação Tecnológica”, que tem como finalidade promover entre os estudantes do 6º ao 9º anos da rede pública a aprendizagem e aplicação de conceitos de programação e eletrônica.
Superação no Ideb
O município de Quissamã atingiu a maior média do Ideb desde que o índice foi instituído, atingindo 6,1, ultrapassando inclusive a meta projetada para o ano de 2025. O resultado é referente aos anos iniciais (1º ao 5º ano de escolaridade). O destaque é a Escola Municipal Professora Tânia Regina Paula, do bairro Alto Alegre, que obteve média 6,6; e nos anos finais (6º ao 9º), a Escola Délfica de Carvalho Wagner, de Barra do Furado, alcançou a média de 5.6. O município subiu 10 posições no ranking estadual, saindo de 23º para 13º, nos anos iniciais. Nos anos finais, saiu de 28º para 10º lugar.