Parceria garante reabertura do DPO de Barra do Furado

O posto do Destacamento Policial Ostensivo (DPO) de Barra do Furado, no litoral de Quissamã foi reaberto na manhã de quarta-feira (5). Ele está funcionando em parceria do governo do Estado com o Município. O DPO estava desativado há cerca de dois anos, e passará a monitorar também a segurança dos imóveis públicos, como escolas e postos de saúde.
A reativação do Destacamento ocorreu após encontro da prefeita, Fátima Pacheco com o comandante do 6º Comando de Policiamento de Área (CPA), coronel PM Lúcio Baracho, no último dia 13 de janeiro. Antes, Fátima se reuniu no dia 3 do mesmo mês com o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, em Macaé, tenente-coronel Marco Aurélio Vollmer, quando fez o mesmo pedido.
Com a parceria, o DPO tem inicialmente um guarda municipal como plantonista, para coletar as ocorrências repassando-as para os dois policiais militares (PM) que estarão atuando nas ruas da localidade. Após a implantação do sistema de monitoramento, o efetivo passará a contar com três PMs, que também vão cobrir a entrada e saída da praia.
O posto de Barra do Furado, de propriedade do Município também passará por reforma, com melhoria da parte elétrica, reparo no forro e pintura do imóvel. Até o início da próxima semana, os investimentos começam a ser feitos. Uma equipe da secretaria municipal de Obras esteve na terça no local, para avaliar a estrutura do prédio.
Segundo o Coordenador Municipal de Segurança Pública, Janderson Chagas, a reabertura do posto pode ser considerada um ganho muito grande para o município. “Como temos um fluxo intenso de banhistas na alta temporada, a segurança deve ser redobrada. Os moradores também são beneficiados, principalmente durante o ano quando o movimento é bem menor”, disse.
A prefeita, Fátima Pacheco destacou a importância da parceria com a PM, para garantir a tranquilidade e segurança de toda a população. “Vamos seguindo com trabalho, parcerias e determinação, sempre visando o bem estar de todos os quissamaenses. Força de vontade não nos falta, para lutarmos pelo melhor para o nosso município”, falou.