Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Parceria entre Saúde e Educação leva Papo de Menina para mais três escolas do Município

Parceria entre Saúde e Educação leva Papo de Menina para mais três escolas do Município

Por meio de uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação, o Programa Papo de Menina está chegando às unidades de ensino da rede municipal de Quissamã. Na última quarta-feira (1º), as atividades aconteceram nas Escolas Délfica de Carvalho Wagner, em Barra do Furado e Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida, em Santa Catarina. Já na tarde desta quinta-feira (2), foi a vez das meninas que estudam na Escola Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos.
Participaram das atividades, as equipes de Saúde das Unidades de Saúde da Família – USF de Santa Catarina, Barra do Furado e Caxias, representantes das escolas, além das adolescentes do ensino fundamental. Durante as rodas de conversa, são tratados temas relacionados com o cotidiano das jovens, que estão em fase de descoberta.
– No encontro conversamos sobre o que é o programa, no contexto da pobreza menstrual; o ciclo menstrual; a gravidez na adolescência e a contracepção. Além disso, também é papo de menina: vacinação; cuidados com a higiene íntima e o autoexame das mamas. Educação em Saúde para adolescentes é fundamental e faz parte do escopo da Estratégia Saúde da Família – ESF. Foi uma tarde de troca e até de boas risadas, explicou a enfermeira da USF de Santa Catarina, Suzana Almeida.
Os temas abordados nos três eventos foram, o ciclo menstrual – com entrega de calendários para todas as participantes, cuidados com o corpo, meios contraceptivos para evitar a gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis, além do autoexame. Somente em Santa Catarina, participaram aproximadamente, 50 meninas.
– O principal objetivo desse programa é debater com as meninas, que muitas vezes não possuem essa abertura em casa, temas prioritários para elas, além de esclarecer questões, permitir perguntas, tirar dúvidas e trazer essas discussões de uma maneira bem simples e descomplicada, com o apoio de especialistas, afirma a gerente da unidade de Barra do Furado, Wellika Manhães.
Além de distribuir mensalmente kits com absorvente e sabonete íntimo para cerca de 1,4 mil meninas em idade menstrual, matriculadas na rede municipal, o Programa Papo de Menina promove diálogos sobre empoderamento feminino, saúde da mulher, violência e o futuro da mulher no mercado de trabalho. Quissamã é o segundo município do Estado do Rio e o primeiro do interior a desenvolver ações efetivas para suprir a carência gerada pela pobreza menstrual.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.