Parceria entre Educação e Saúde realiza vacinação dos professores contra o vírus da influenza

A Prefeitura de Quissamã, numa parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação, realizou nesta quinta-feira (29), antes da reunião com os gestores que atuam nas redes de ensino, a vacinação contra o vírus da influenza, que ocorreu no auditório do complexo administrativo.
Diretores e professores foram contemplados com a imunização, mas vale ressaltar que a campanha acontece normalmente nas Unidades de Saúde da Família – USF e engloba todas as idades, não possuindo mais grupos prioritários, para minimizar os sintomas da gripe, muito confundido com as manifestações do vírus da Covid-19.
Reunião com os diretores
Nesse primeiro encontro, foram tratados assuntos pertinentes ao início do segundo semestre, com a retomada prevista para o dia 4 de outubro, pois haverá a transição do remoto para o ensino híbrido. “Esse movimento vai ser mais um desafio que enfrentaremos com sucesso nesse momento tão complexo que vivemos”, afirmou a secretária de Educação, Helena Lima.
Ficou definido que no dia 2 de agosto será entregue o último módulo do ensino remoto e após a conclusão do mesmo, os alunos autorizados pelos pais, voltarão às aulas presenciais tanto nas escolas municipais, quanto nas estaduais. Até a presente data, 61% dos estudantes já foram liberados pelos responsáveis e poderão voltar de forma escalonada.
A programação é para que no dia 4 de outubro, os anos iniciais e finais do ensino fundamental e da EJA – Educação de Jovens e Adultos, retornem. Já no dia 18, será a vez das crianças do Maternal 1 e do Pré 2. Em novembro, no dia 03, finalizando o regresso, bebês do berçário 1 e 2 e alunos do atendimento especializado.
“Estamos aqui nessa reunião de diretores, para que possamos elaborar da melhor maneira possível, o planejamento do segundo semestre do ano letivo. Aproveitamos a oportunidade, para que os profissionais de ensino, em parceria com a Secretaria de Saúde, fossem vacinados contra a Influenza”, destacou Helena.
Na pauta da reunião, também foram debatidos assuntos como a merenda escolar, transporte escolar, horário de funcionamento das unidades, plano de retomada, retorno dos professores, processo seletivo, nova Lei do FUNDEB, IDEB, SAEB, formação continuada para porteiros, merendeiras, auxiliares cuidadores, auxiliares de creche, gestores, professores, equipes pedagógicas e da secretaria.
“Foram quase 500 dias de uma metodologia diferenciada. Estamos no final desse processo e teremos um segundo semestre desafiador, no quesito infraestrutura, organização no retorno dos profissionais e o cuidado com os alunos, mas as escolas municipais e estaduais seguirão oferecendo a possibilidade de aulas à distância”, finalizou a secretária Helena.