Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Parceria com Sesc leva atividades de prevenção e promoção de saúde para a Fliq

A Prefeitura de Quissamã firmou uma parceria com o Sesc Nova Friburgo para a realização de atividades de recreação durante a
Feira Literária de Quissamã – Fliq. Até o final do evento, o Sesc disponibiliza atrações para prevenção e promoção de saúde.

Chegando na Fliq através da Praça Central podem notar uma grande boca inflável. Quem entra no “bocão” recebe informações sobre cárie, tártaro, importância da escovação e higiene bucal. Também está disponível um circuito que mostra a experiência do que a bebida alcoólica causa ao organismo. Segundo a Analista de Educação em Saúde do Sesc Nova Friburgo, Marcela Chagas, são atividades de prevenção e promoção de saúde.

“Esse circuito, por exemplo, mostra a falta de equilíbrio que o álcool traz, as mudanças da visão, como a tontura. E deixamos expostos também todos os malefícios do álcool ao nosso organismo. A ideia é que os adolescentes e adultos percebam que os excessos nunca são bons. As duas atividades de saúde são todas de prevenção e promoção da saúde”, disse.

Programação – Conta com sessão de autógrafos de autores de Quissamã, teatro, dança, música, artes visuais, atividades circenses, palestras, oficinas de turbantes, tranças, dobraduras, tendas culturais, além de show nacionais, com Bia Bedran, Melim e Diogo Nogueira.

Confira a programação completa:

Sexta-feira

13h às 15h – Sessão de autógrafos no stand da Secretaria de Educação, com Eliseu Vargas, autor do livro “Escravidão no Vale do Café”, e Sandro Ataliba, autor do livro “Zona Proibida”.
14h às 17h – Tenda Brincar. Oficina: Nossa Beleza (turbantes e tranças). Duração estimada: 30 minutos
14h – Tenda Papo Reto, com Roda de Conversa. Tema: Todas as formas de amar na sala de aula. Duração estimada: 30 minutos cada.
14h – Tenda Refletir, com Roda de Conversa. Tema: “200 anos de Independência: a invenção de um país”. Duração estimada: 40 minutos cada. Professores Mediadores: Pedro Silva Goudard Cruz e Fernanda Gonçalves de Almeida Rabello.
15h às 18h – Sessão de autógrafos no stand da Secretaria de Educação, com Helianna Barcellos de Oliveira, autora do livro “Vozes de Quissamã”
15h – Teatro, inspirado na obra de Ruth Rocha.
15h – Tenda Papo Reto, com Roda de Conversa. Tema: “Memória, luto e recomeço em Teoria Geral do Esquecimento, a principal obra do principal autor da língua portuguesa na atualidade”. Duração estimada: 40 minutos cada
Professor Mediador: William Passos.
15h – Tenda Refletir, com Roda de Conversa. Tema: “Como a internet gastou algumas palavras”. Autor: Carlos Alberto de Carvalho.
18h – Palco Oficial: Show Bia Bedran.
21h – Palco Oficial: Show Melim.

Sábado

9h às 11h – Sessão de autógrafos no stand da Secretaria de Educação, com Rosângela Barcelos, autora do livro “Silêncios”.
9h às 12h – Tenda Brincar. Oficina: Meu Mundo em papel (dobraduras, cataventos em papéis coloridos).
9h – Apresentações das Unidades Escolares: CMEI Raquel Mª de Q. Mattoso: Mil pássaros pelos céus; Rachel Francisca C. Da Silva: O trenzinho do Nicolau; Sementes do Futuro: A fantástica máquina dos bichos; Felizarda Maria de C. Ribeiro: João e Maria; Prof. Miguel Ângelo da S. Santos: As coisas que a gente fala; Profª Maria de Lourdes de Castro Ribeiro: Cinderela das Bonecas; Délfica de C. Wagner: Fala sério, amiga; CIEP Brizolão 465 – Dr. Amilcar P. da Silva: Fala sério, amor;
9h às 11h – Tenda Brincar. Oficina: Meu Mundo em papel (dobraduras, cataventos em papéis coloridos). Duração estimada: 30 minutos.
9h – Tenda Papo Reto, com Roda de Conversa. Tema: “Sua felicidade importa”. Duração estimada: 40 minutos cada

  • Autor: Ana Cristina Matos.
    10h – Tenda Refletir, com Roda de Conversa. Tema: “Como a literatura pode contribuir para uma educação antirracista e feminista?”. Duração estimada: 40 minutos. Autora: Nagila Oliveira dos Santos.
    10h – Tenda Papo Reto, com Roda de Conversa. Tema: “Teatro, Arte e Educação”. Duração estimada: 40 minutos cada. Autor: Edison.
    10h – Teatro: Pra vencer certas pessoas, inspirada na Obra de Ruth Rocha.
    11h às 13h – Sessão de autógrafos no stand da Secretaria de Educação. Projeto Navegando na Poesia. Livro: “Vamos brincar de poesia?”. Autores: alunos das Escolas Municipais E.M. Felizarda Maria Conceição Azevedo e E. M. Délfica de Carvalho Wagner.
    11h – Le Peppe Circus.
    12h – Teatro: O monstro das cores do Projeto Navegando na poesia
    13h – Le Peppe Circus
    13h às 15h – Sessão de autógrafos no stand da Secretaria de Educação, com Fábio Marçal, autor do livro “Sujeito Indeterminado e seus ‘eus’”
    14h às 17h – Tenda brincar. Oficina: Meu Mundo em papel (dobraduras, cataventos em papéis coloridos). Duração estimada: 30 minutos.
    14h – Tenda Papo Reto, com Roda de Conversa. Tema: O rap e o funk nosso na cultura e na educação de cada dia. Duração estimada: 40 minutos cada.
    15h às 18h – Sessão de autógrafos no stand da Secretaria de Educação, com Andréa Trindade, autora do livro “No reino encantado de Quissamã”.
    15h – Teatro, inspirado na obra de Ruth Rocha.
    15h – Tenda Refletir, com Roda de Conversa. Tema: Conversas pretas.
    17h – Le Peppe Circus.
    18h – Palco Oficial: Show Elas Sambam.
    21h – Palco Oficial: Diogo Nogueira

Domingo

9h às 11h – Sessão de autógrafos no stand da Secretaria de Educação, com Nagila Oliveira, autora do livro “Mulheres das Águas”.
9h – Apresentações Culturais do Centro Cultural Sobradinho: Hip hop; Esquete teatral; Contação de história.
9h – Apresentação da Corporação Musical Miguel Ângelo da Silva Santos – Músicas de Bia Bedran.
9h às 12h – Tenda brincar. Oficina: Minhas Origens (Confecção de Abayomi). Duração estimada: 30 minutos.
10h – Tenda Refletir, com Roda de Conversa. Tema: “Ensino de gramática na escola”. Autor: Fábio Marçal.
10h – Tenda Papo Reto. Oficina. Tema: Musicalização Infantil. Duração estimada: 40 minutos cada. Mediador: Ricardo Badaró. Público-alvo: Pais e criança até 5 anos de idade
10h – Contação de história, inspirada na Obra de Ruth Rocha;
11h às 13h – Sessão de autógrafos no stand da Secretaria de Educação, com Gabriela Oliveira, autora do livro “Histórias Memoráveis – como pessoas comuns transformam fraquezas em forças”.
11h – Turma do Frederico – Teatro de Fantoche.
12h – Banda MR-6
13h às 15h – Sessão de autógrafos no stand da Secretaria de Educação, com Ana Paula Souza Filgueira, autora do livro “Lacunas”.
13h – Contação de história, inspirada na Obra de Ruth Rocha.
14h às 17h – Tenda brincar. Oficina: Minhas Origens (Confecção de Abayomi). Duração estimada: 30 minutos
14h – Tenda Papo Reto, com Roda de Conversa. Tema: Abram alas a Darcy Ribeiro e ao povo brasileiro. Duração estimada: 40 minutos cada.
14h – Apresentação de Manifestação Cultural local.
15h – Turma do Frederico – Teatro de Fantoche.
15h – Tenda Refletir, com Roda de Conversa. O que os jovens querem ler? Autor: Paulo Ballado.
16h – Palco Cultural, com Roda de conversa – Elisa Lucinda.
17h – Turma do Frederico – Teatro de Fantoche.
18h – Palco Oficial: Show Orquestra Mundo Bita.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.