Papo de Menina na Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza

O Programa Papo de Menina chegou à Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza, na Penha. Uma parceria das secretarias de Saúde e Educação, o programa realizou mais uma roda de conversa, desta vez com alunas do 4º e 5º ano. A responsável por conduzir o bate-papo foi a enfermeira Conceição de Maria Araújo, da Unidade de Saúde da Família – USF, de Alto Grande.
Como acontece nas rodas de conversa do Programa, Conceição Araújo falou sobre diversos aspectos da adolescência, abordou a saúde da mulher e o período menstrual para as alunas, que tiveram a oportunidade de aprofundar o tema e ter suas dúvidas esclarecidas pela profissional da saúde.
Conceição fez uma breve explanação sobre a transição biológica e social da mulher: “quanto mais vocês conhecem seus corpos, mais vocês se sentirão seguras. Não é preciso ter tabu para falar sobre a menstruação”, resumiu. A ação visa o diálogo sobre o tema e o esclarecimento de dúvidas. Mensalmente o Programa Papo de Menina distribui um kit, composto por dois pacotes de absorvente higiênico e um sabonete íntimo para as alunas da rede municipal de ensino.