Palestra vai debater questões ligadas à adolescência

A secretaria de Assistência Social realiza, nesta sexta-feira (30), das 8h às 13h, no auditório da Prefeitura de Quissamã, a palestra “O Sujeito Adolescente”, com a psicanalista Dra. Sônia Alberti, direcionada a psicólogos, assistentes sociais, educadores, pedagogos e psicopedagogos. O evento também será uma programação pelo Dia do Psicólogo, comemorado no dia 27.
A palestrante convidada é professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), pró cientista da Uerj e pesquisadora do CNPq, doutora pela Universidade de Paris X-Nanterre e pós-doutora pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também é autora de, entre outros livros, ‘Esse Sujeito Adolescente’ e ‘O Adolescente e o Outro’.
“Fomos identificando que no município, nos últimos anos, houve um envolvimento muito maior e forte dos adolescentes com o tráfico, algo que não era visto poucos anos atrás. E então começamos a nos questionar sobre o que estava acontecendo, principalmente em um município pequeno. E o porque deles, de alguma forma, continuarem se envolvendo com isso, sem conseguir enxergar outras possibilidades. E a Dra. Sônia tem este percurso no universo adolescente e pode nos trazer reflexões para conduzirmos e manejarmos o que vivemos hoje em Quissamã”, esclareceu Reneza Rocha, psicóloga da secretaria de Assistência.
Ela colocou ainda alguns questionamentos, que deverão ser abordados no dia: “O que é Adolescência? Por que esse momento da vida traz tantas questões? Tanta vulnerabilidade? E por que nessa fase são tão mais fáceis de serem capturados e seduzidos, sobretudo pelo tráfico?”.
As inscrições estão abertas, são limitadas e podem ser feitas pelo site da Prefeitura: www.quissama.rj.gov.br. A organização do evento conta com a parceria da secretaria de Saúde, por meio do coordenador de Saúde Mental, Danilo Melchiades, e da diretora do ambulatório de Saúde Mental, Fabiana Marins. Pela Educação, a parceria envolve o pedagogo Jorge Eduardo Cruz.