Palestra para profissionais da Educação abre o ano letivo

Com o tema “Educação: Tempo de Plantar, Templo de Colher”, o ano letivo de 2020 foi aberto nesta segunda-feira (3), em Quissamã. Pela manhã, no auditório da Prefeitura, professores da rede municipal de ensino participaram de palestra com o escritor Fábio Ritter Fernandes. À tarde, o evento reuniu equipes de suporte pedagógico e diretores de escolas. Nesta terça-feira (4), a partir das 8h, estarão reunidos merendeiras, auxiliares de creches, auxiliares cuidadores e pessoal de apoio.
A abertura contou com as presenças da prefeita Fátima Pacheco, do vice-prefeito Marcelo Batista; do presidente da Câmara Municipal, Luciano Pessanha; dos vereadores José Borba, Leone Cordeiro, Chiquinho Arué e Xande Moreno; do secretário de Educação, Róbisson Serra; do subsecretário Ailson Belarmindo, e da coordenadora de Gestão Pedagógica, Helena Lima; entre outras autoridades.
“É uma alegria compartilhar esse momento com vocês. Conquistamos avanços importantes nos primeiros três anos de governo, fruto de um belo trabalho em equipe, com as famílias cada vez mais perto da escola, fazendo toda a diferença. Temos servidores comprometidos e uma Educação que é referência não apenas na região, mas em todo o Estado. Frequentemente recebemos a visita de representantes de outros municípios interessados no modelo que adotamos aqui. E não podemos esquecer que ampliamos as ações com menos recursos em caixa. Em 2008, por exemplo, o orçamento, em números corrigidos, era de R$ 400 milhões. No ano passado, o valor foi de R$ 230 milhões”, pontuou a prefeita.
Fátima disse ainda que outro ponto importante da atual gestão é o investimento nas pessoas. “Estamos investindo em obras, em novos equipamentos, mas valorizar o lado humano é essencial. A Educação passou a contar com um Plano de Cargos e Carreiras, amplamente discutido entre a categoria e que foi aprovado pela Câmara de Vereadores. Os servidores também optaram pela mudança do regime, com a criação do Instituto de Previdência do Município de Quissamã. Agora, com apoio da Defensoria Pública do Estado e da União, o empenho é pela liberação do Fundo de Garantido, tudo sendo feito com muito diálogo e transparência. Juntos vamos continuar melhorando nossa cidade”, completou.
O vice-prefeito Marcelo Batista elogiou o tema escolhido pela secretaria de Educação para este ano. “Num momento em que muitas cidades do país atravessam um quadro de dificuldade, Quissamã já colhe frutos do que foi plantado no início do governo. Esses avanços só foram possíveis pelo comprometimento de cada um de vocês, responsáveis por transformar vidas. Agradeço a dedicação de todos nas ações de um setor tão importante para a nossa comunidade”, destacou.
O palestrante Fábio Ritter Fernandes enalteceu o trabalho realizado em Quissamã. “A cidade tem gestores com vontade de melhorar a qualidade de vida do educador e na palestra Eu posso mais na educação, dando continuidade ao projeto da Prefeitura Educação: Tempo de Plantar, Tempo de Colher, abordo a importância do professor estar bem para ministrar suas aulas. Desta forma, ele poderá regar a semente até ela frutificar. Se você tem o melhor carro de Fórmula 1 e não tem um bom piloto, o carro não chega em primeiro lugar. Então não adianta técnicas pedagógicas se o professor não estiver bem. Os alunos aprendem pelos exemplos e esse líder precisa estar estimulado e equilibrado”, completou.
O secretário Róbisson Serra desejou um bom ano letivo aos profissionais, ressaltando a força do trabalho em equipe, que tem marcado as principais conquistas da área. “Atuamos em rede, valorizando e incentivando a participação de cada servidor. Vamos, juntos, fazer um ano repleto de boas novas”, finalizou.