Palestra marca Semana Mundial do Aleitamento Materno

A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Saúde, realizará nesta quinta-feira (2) palestra sobre a “Semana Mundial do Aleitamento Materno”, ministrada pelo médico Luis Alberto Mussa Tavares. O evento acontecerá no auditório da sede do Executivo, em dois horários: às 9h, para gestantes, puérperas e sociedade em geral; e às 14h, direcionada aos profissionais da Saúde.
A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) começa nesta quarta-feira (1º) e vai até 7 de agosto. Atualmente, é considerada uma iniciativa que promove essa prática em 120 países. A secretária de Saúde de Quissamã, Simone Flores, ressalta a importância de se criar a cultura do aleitamento materno no municipio.
“Estamos trazendo um palestrante que é conhecido na região, escritor de livros sobre o assunto, para falar não só para os enfermeiros e técnicos da área, mas principalmente falar com as mães. Aqui no município estamos incentivando o aleitamento, principalmente nos primeiros seis meses da criança”, destacou.
O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado, porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor toda especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico. São 31 dias em que são celebrados a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento. Neste período, de 1º a 7 de agosto acontecem ações, no mundo todo, em prol da amamentação. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais.