Pacientes do CAPS realizam exposição de arte no hall da Prefeitura

Os usuários do Programa de Saúde Mental acolhidos pelo CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Quissamã, tiveram suas obras de artes expostas nos corredores da Prefeitura, nesta segunda-feira (29). O planejamento inicial era ficar até sexta-feira (03), mas em função da grande procura pelos produtos artesanais, eles ficarão até o estoque acabar.
Os produtos são confeccionados na oficina “Loucos por você”. O ateliê é uma maneira de contribuir com a geração de renda. Parte do lucro obtido é destinado para manutenção da própria oficina e outra parte às usuárias que desenvolvem a atividade. O Coordenador Programa de Saúde Mental, Danilo Melchiades, diz que o trabalho tem relevância, tanto pelo aspecto financeiro quanto pelos efeitos terapêuticos.
– Entendemos que esse processo de trabalho além do suporte financeiro, traz muitos efeitos terapêuticos como resgate da autonomia, independência e autoestima, promovendo o desenvolvimento integral de quem participa. Acreditamos também que por meio do trabalho, o sujeito pode transformar a sua vida e a de sua família também, explicou Danilo.
Os usuários fizeram vários produtos diferenciados com temas natalinos, entre eles panos de prato, toalhas de mesa, jogos americanos, jogo americano individual com porta garfo, faca e guardanapo (para quem tem o hábito de levar quentinha para o trabalho), necessaire, carteiras, bolsas, caminhos de mesa, toalhas quadradas e redondas.
O secretário de Saúde, Nilton Pinto, explicou que o CAPS disponibilizou uma sala exclusivamente para a oficina: “os usuários são acompanhados por diversos profissionais, que incentivam a produção de arte e também acompanham o tratamento. Ver a evolução dos pacientes, é a prova de que estamos seguindo o caminho certo na saúde do município”, comentou.