Pacientes atendidos pelo CAPS se reúnem com prefeita para definir retorno de repasse de verba

Na manhã de segunda-feira (5), a prefeita Fátima Pacheco, a secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, e a subsecretária Rosane Barreto receberam, no anfiteatro da Prefeitura, pacientes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). O objetivo foi informar, aos pacientes e familiares dos mesmos, sobre a retomada do repasse de renda a este grupo específico de pessoas com deficiência (PCD).
A Assistência, em parceria com a coordenação do CAPS, está fazendo o recadastramento de todos os atendidos pela unidade de saúde e definiu o retorno do repasse de verbas, como já aconteceu com os idosos, renda mínima e a juventude, no valor de cem reais mensais
A prefeita Fátima falou dos problemas encontrados, como os repasses sociais paralisados há meses, e das atitudes que estão sendo tomadas para retomar o atendimento a esses grupos. “Não temos como pagar o que era pago anteriormente, mas garantimos que, se houver aumento constante dos repasses de royalties, vamos aumentar esses valores. Mas não vamos fazer promessas de valores que, em um ou dois meses, teríamos de parar de pagar”.
Fátima ainda falou sobre o atendimento no CAPS, sobre a importância da participação das famílias dos atendidos e da inserção dos mesmos na sociedade. “Porque todos que estão lá são pessoas iguais a todos nós, que tem direitos e deveres, que merecem e devem ser incluídos e respeitados como todos os cidadãos do município. Não vamos admitir o preconceito, principalmente daquelas pessoas que não conhecem o trabalho desenvolvido no CAPS e nem a realidade da saúde mental”.
“Estamos retomando, dentro da proposta da prefeita de atender a todos os segmentos, ao repasse de renda aos inscritos no grupo de pessoas com deficiência (PCD). E esse contato com eles é importante, até para informar o valor que será igual ao dos demais grupos atendidos, e também para informar que o primeiro pagamento será na próxima quinta-feira (8), na agência da Caixa ou na lotérica, sempre com o cartão e a senha do mesmo”, esclareceu Tânia.
Segundo ela, quem tiver perdido ou não souber onde está o cartão, basta se dirigir a um dos guichês da Caixa com sua cédula de identidade para receber. E, no mesmo local, já pode solicitar um novo cartão.