Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Outubro Rosa chega ao fim com grande número de atividades educativas realizadas em Quissamã

Outubro Rosa chega ao fim com grande número de atividades educativas realizadas em Quissamã. A Secretaria de Saúde, em parceria com as Secretarias de Educação, Assistência Social e Esporte e Juventude, organizou uma série de ações durante a campanha de prevenção ao câncer de mama, cujo tema este ano foi “Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?”.

As atividades foram realizadas nas Unidades de Saúde da Família – USF, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas, para os colaboradores das empresas União Norte e Prisma, em conjunto com o Programa Saúde do Trabalhador, na caminhada pelas ruas do Carmo, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, para os obreiros e na quadra de Caxias.

O objetivo foi de levar informações à população sobre as formas de prevenção, autoexame, cuidados com a saúde da mulher e formas de tratamento da doença. O município chama atenção para a importância da mulher contar com uma rede apoio tanto para prevenir, quanto para se tratar da doença. Família, amigos, poder público e toda a sociedade têm papel importante no cuidado dessa mulher, no diagnóstico precoce e, por consequência, na redução de mortes por câncer de mama.

Embora Quissamã esteja rotineiramente atenta à detecção precoce do câncer de mama, este mês as ações são intensificadas. As USF’s estão preparadas para receber as mulheres, acolhê-las e orientá-las sobre a doença, prevenção e cuidados. O trabalho de identificação de casos salva vidas, pois quanto antes elas tiverem o diagnostico, mas rápido começam o tratamento.

“Nosso objetivo com a campanha outubro rosa é divulgar informações sobre o câncer de mama, orientar sobre a importância em adquirir hábitos saudáveis e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença”, conta Bruna Souza, coordenadora do Programa Saúde da Mulher.

As atividades começam na terça-feira (04), com uma ação realizada no hall da Prefeitura em parceria com diversos Programas da Saúde, atividades educativas nas USF’s do Carmo, Barra do Furado, Alto Grande, Machadinha e Morro Alto, no CMEI Manoel Ribeiro, no CRAS de Santa Catarina e quadra poliesportiva de Caxias com o grupo de ginástica popular. A programação aconteceu durante todo o mês nas unidades de saúde com rodas de conversa e orientação à população.

Cerca de 35 mulheres participaram do encerramento do outubro rosa numa grande aula de ginástica popular na quadra de Caxias. A moradora do bairro, Rafaela Santos Marques, de 36 anos, falou sobre a importância desse tipo de evento. “É fundamental que nós mulheres, possamos manter em dia os exames. Como os meus estão, aproveitei e marquei uma consulta com a enfermeira na minha USF para fazer a revisão desse ano. A mulher tem que se cuidar ao longo do ano, mas ter um mês para celebrar e reafirmar a importância da data, é fundamental”, afirmou.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.