Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Tempo Agora

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Outubro Rosa chega ao fim com grande número de atividades educativas realizadas em Quissamã

Outubro Rosa chega ao fim com grande número de atividades educativas realizadas em Quissamã. A Secretaria de Saúde, em parceria com as Secretarias de Educação, Assistência Social e Esporte e Juventude, organizou uma série de ações durante a campanha de prevenção ao câncer de mama, cujo tema este ano foi “Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?”.

As atividades foram realizadas nas Unidades de Saúde da Família – USF, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas, para os colaboradores das empresas União Norte e Prisma, em conjunto com o Programa Saúde do Trabalhador, na caminhada pelas ruas do Carmo, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, para os obreiros e na quadra de Caxias.

O objetivo foi de levar informações à população sobre as formas de prevenção, autoexame, cuidados com a saúde da mulher e formas de tratamento da doença. O município chama atenção para a importância da mulher contar com uma rede apoio tanto para prevenir, quanto para se tratar da doença. Família, amigos, poder público e toda a sociedade têm papel importante no cuidado dessa mulher, no diagnóstico precoce e, por consequência, na redução de mortes por câncer de mama.

Embora Quissamã esteja rotineiramente atenta à detecção precoce do câncer de mama, este mês as ações são intensificadas. As USF’s estão preparadas para receber as mulheres, acolhê-las e orientá-las sobre a doença, prevenção e cuidados. O trabalho de identificação de casos salva vidas, pois quanto antes elas tiverem o diagnostico, mas rápido começam o tratamento.

“Nosso objetivo com a campanha outubro rosa é divulgar informações sobre o câncer de mama, orientar sobre a importância em adquirir hábitos saudáveis e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença”, conta Bruna Souza, coordenadora do Programa Saúde da Mulher.

As atividades começam na terça-feira (04), com uma ação realizada no hall da Prefeitura em parceria com diversos Programas da Saúde, atividades educativas nas USF’s do Carmo, Barra do Furado, Alto Grande, Machadinha e Morro Alto, no CMEI Manoel Ribeiro, no CRAS de Santa Catarina e quadra poliesportiva de Caxias com o grupo de ginástica popular. A programação aconteceu durante todo o mês nas unidades de saúde com rodas de conversa e orientação à população.

Cerca de 35 mulheres participaram do encerramento do outubro rosa numa grande aula de ginástica popular na quadra de Caxias. A moradora do bairro, Rafaela Santos Marques, de 36 anos, falou sobre a importância desse tipo de evento. “É fundamental que nós mulheres, possamos manter em dia os exames. Como os meus estão, aproveitei e marquei uma consulta com a enfermeira na minha USF para fazer a revisão desse ano. A mulher tem que se cuidar ao longo do ano, mas ter um mês para celebrar e reafirmar a importância da data, é fundamental”, afirmou.

Galeria de Fotos