Operado da catarata, morador de Quissamã destaca resgate da autoestima

Morador de Quissamã, Aedo Navarro, de 74 anos, passou por uma cirurgia de catarata em Quissamã, e está experimentando uma recuperação surpreendente. Apesar do pouco tempo de cirurgia, ele já se sente bem e conta já ter recuperado sua independência.

“A catarata chegou a um ponto que eu nem estava podendo dirigir, não conseguia ver a placa do carro da frente. Já estou renovando a carteira e até comprei uma bicicleta e estou me exercitando melhor. Durante todo o processo fui acompanhado, não precisei nem vir buscar o exame, na consulta ele já estava aqui. Agradeço a prefeitura, toda equipe de saúde. Resgatei minha independência, minha autoestima”, frisou Aedo Navarro.

Antes, os pacientes de Quissamã encaminhados para cirurgia de catarata precisavam viajar para realizar o procedimento, mas com a iniciativa da prefeitura de trazer o serviço para o hospital municipal, não só reduziu a distância para o procedimento, mas também proporcionou maior conforto aos pacientes.

“Estamos felizes em ver casos como o do senhor Aedo, onde a cirurgia não apenas restaura a visão, mas também devolve a autonomia e a qualidade de vida aos pacientes. Trazer esse serviço para Quissamã é um grande avanço”, destaca Cláudia Patrocínio, Coordenadora do Setor de Regulação Especializada de Oftalmologia.

A coordenadora explica ainda que aqueles que apresentarem visão embaçada devem procurar o posto de saúde do bairro e de acordo com a avaliação do médico encaminhado para exames e, caso seja indicado, realizar a cirurgia sendo acompanhado durante todo o processo.

A catarata é uma doença que pode comprometer a visão. Se não for tratada adequadamente, leva à cegueira. Geralmente a enfermidade atinge as pessoas com idade acima de 50 anos, mas em algumas situações afeta também os jovens.