Ônibus Lilás estaciona em Quissamã, dia 19, na Rodoviária de Caxias

Com o objetivo de orientar sobre a violência contra a mulher e suas formas de combate, a Prefeitura de Quissamã tem firmado importantes parcerias para ampliar a rede de proteção às vítimas. No próximo dia 19, de 10h às 15h, o Ônibus Lilás, do Governo do Estado, estará em Quissamã estacionado na Rodoviária de Caxias com serviços gratuitos.
Pintado na cor lilás, o ônibus oferece o atendimento de assistente social, psicóloga e advogada, que ficam à disposição para esclarecer dúvidas de mulheres vítimas de violência e prestar o atendimento necessário. Os atendimentos são privados e sob sigilo. No local, estará ainda disponível inscrição para cursos de qualificação profissional e isenção da taxa de 2ª via de documentos.
Na ocasião, a secretaria municipal de Saúde oferecerá serviços, testes e orientações. Haverá ainda feira de exposição com as artesãs locais e de doces produzidos a partir das oficinas de geração de renda realizadas pelos equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
Quissamã oferece uma ampla rede de proteção à mulher com Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher), Sala Girassol na 130ª DL, Neah (Núcleo de Atendimento ao Homem) e Patrulha Maria da Penha.
A coordenadora do Ceam, Nágila Oliveira, frisa a importância da ação. “A nossa rede é bastante atuante, mas é sempre bom contar com um reforço como o do Ônibus Lilás. A violência contra a mulher cresceu de forma significativa durante a pandemia e de várias, não apenas física, mas também psicológica e patrimonial”, frisou Nágila Oliveira.
O Ônibus Lilás é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos por meio da subsecretaria de Políticas para as Mulheres.