Ônibus do Hemocentro recebe doações em Quissamã

A unidade móvel do Hemocentro Regional de Campos esteve nesta quarta-feira (02), no pátio da Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro. A ação fez parte da campanha Junho Vermelho, que tem como objetivo incentivar a doação de sangue. Foram realizados 46 cadastros e 37 doadores aptos.
A médica responsável pela ação, Liz Martins, ressaltou que é extremamente importante a participação de todos, uma vez que o estoque nos bancos de sangue, sempre fica aquém do desejado. Além disso, doar sangue é simples e seguro, porque não expõe o doador a qualquer risco de contaminação. Todo o material utilizado é descartável e o volume de sangue coletado, cerca de 450 ml, é rapidamente reposto pelo organismo do doador.
Segundo presidente do Rotary Clube, Lúcio José de Jesus, a parceria com o Hemocentro já tem uns quatro anos e é fundamental para as doações. “Trazê-lo para Quissamã, facilita bastante a vida das pessoas que colaboram com esse gesto de amor. Gostaria de agradecer ao apoio dado pela Prefeitura Municipal, afirmou Lúcio.
Liz falou sobre a necessidade de doar. “A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação é imediata. Uma bolsa apenas, pode salvar até quatro vidas de adultos e o doador, ainda renova as células. Pode não fazer tanta diferença nas nossas vidas, mas faz na vida do próximo que pode estar internado necessitando e nos casos emergenciais” finalizou a médica.