Olimpíadas Escolares 2018 mobilizam atletas até o dia 25

Mostra de dança, apresentação dos atletas e jogos de queimado marcaram a abertura das Olimpíadas Escolares de Quissamã (Olesq) 2018, na tarde desta sexta-feira (19), no Ginásio Poliesportivo Walth Mille Pessanha. O evento reunirá mais de 200 alunos e vai até a próxima quinta-feira (25), exceto no domingo (21), com diversas modalidades esportivas. A expectativa da organização é envolver aproximadamente 1.400 atletas no decorrer da competição, que inclui provas de atletismo, handebol, vôlei, basquete, futsal, queimado e câmbio.
A abertura das atividades contou com a presença de profissionais da secretaria de Educação, da Coordenadoria Especial de Esporte e Juventude e da secretaria de Governo. Na ocasião, eles enalteceram a importância dos atletas manterem o espírito esportivo e o respeito ao adversário. “Esses momentos são fundamentais para integração e representam muito mais que uma competição. A Olesq é um evento de grande importância e ficamos felizes por estarmos resgatando essa atividade”, pontuou a coordenadora de Esporte e Juventude, Isis das Chagas.
O secretário de Governo, Marcinho Pessanha, parabenizou todos os envolvidos no evento.” É uma ação que divulga talentos através do esporte. Os alunos participam, competem, torcem e fazem o seu melhor”, disse.
O secretário de Educação, Róbisson Serra, também participou da cerimônia.” Teremos uma semana repleta de atividades. Fico feliz por estar aqui e acompanhar esse momento com vocês”, frisou.
As provas de atletismo serão disputadas, neste sábado (20) no entorno do Tatersal do Parque de Exposições; e as de salto, no Ciep Dr. Amílcar Pereira da Silva. As demais disputas terão como palco o Ginásio Poliesportivo, a partir de segunda-feira (22).
A Olesq tem como finalidade proporcionar o intercâmbio e integração entre estudantes do município, promovendo a culminância do processo pedagógico esportivo vivenciado nas unidades escolares e dando oportunidade de participação a um maior número de alunos, permitindo otimizar sua socialização e formação integral.
A atividade é promovida pela Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Coordenadoria Especial de Esporte e Juventude, e conta com o apoio da secretaria de Saúde, Coordenação de Transporte, Coordenação de Comunicação e Guarda Municipal.
Programação
* Sábado (20) – a partir das 8h, haverá provas de atletismo no entorno do Tatersal do Parque de Exposições; e saltos, no Ciep Dr. Amílcar Pereira da Silva.
* Segunda (22) – a partir das 8h, será a vez do basquete, com oito jogos; e do Handebol, com duas partidas pela manhã e mais 10, com início às 13h, reunindo 300 alunos no Ginásio Poliesportivo.
* Terça-feira (23) – na parte da manhã, a programação vai contar com três jogos de handebol, cinco de câmbio e três de vôlei. Na parte da tarde, haverá mais 11 jogos de vôlei.
* Quarta-feira (24) – serão 22 jogos de futsal, sendo 11, a partir das 8h, e outros 11; a partir das 13h.
* Quinta-feira (25), último dia de competição, a partir das 8h, acontecerão nove jogos com as finais por categoria, assim distribuídas: basquete feminino categoria B; basquete masculino categoria B; handebol feminino categoria B; handebol masculino categoria B; vôlei feminino categoria B; vôlei masculino categoria B; futsal feminino categoria A; futsal masculino categoria A; futsal feminino categoria B. Já partir das 13h, haverá um jogo da Inclusão e as finais do futsal masculino categorias B e C, que envolverão, durante todo o dia, 385 alunos e ainda a premiação das equipes e atletas, seguida pelo encerramento do evento.