Oficina discute propostas para fortalecer o Turismo

A secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Quissamã realizou, na tarde desta quinta-feira (7), uma Oficina de Modelação de Negócio do Turismo Municipal para a elaboração de um diagnóstico que sirva de base para a remodelação e otimização do Plano Municipal do setor. A oficina foi ministrada pelo consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Flávio Gueiros, no Centro de Convivência do Parque de Exposições.
Participaram do encontro empresários envolvidos no segmento de turismo, como proprietários de hotéis, pousadas, bares, restaurantes, agências de turismo, empresas que comercializam passeios de bugres e barcos, taxistas, além de guias credenciados e servidores da secretaria. Todos envolvidos e dispostos a fazer o turismo acontecer, trazendo com ele uma nova forma de economia e desenvolvimento para o município.
“Tendo o Sebrae como consultor, nossa intenção é formatar, através dessas oficinas, o trabalho com a iniciativa privada, que é quem opera e faz o turismo acontecer. Nós, enquanto poder público, temos de trabalhar na infraestrutura da cidade e oferecer equipamentos turísticos bem cuidados ao visitante”, explicou o subsecretário da pasta, Luiz Carlos Fonseca Lopes. Ele falou também que o objetivo é fazer com que os agentes da área conversem entre si e, com isso, possam fazer um Conselho de Turismo forte e atuante, que favoreça o crescimento da atividade.
Uma nova oficina ficou agendada para o próximo dia 21, já que o diagnóstico deve ser definido num total de 10 horas de debate sobre o assunto. Flávio Gueiros elogiou a iniciativa de Quissamã, que promoveu um concurso de aplicativo para o turismo.
“O turista atual está cada vez mais conectado e utilizando a tecnologia para buscar informações e interatividade na hora de escolher seu destino. Hoje ninguém sai de casa sem saber como é o lugar para onde está se dirigindo, o que ele oferece, quais os atrativos naturais podem ser explorados e como são as acomodações do hotel ou pousada onde pretende se hospedar. Quissamã está de parabéns por essa iniciativa”, ressaltou o consultor.