Nutricionista atesta que merenda das creches é de alta qualidade

“A merenda distribuída nas três creches municipais de Quissamã é superior em relação a outras unidades particulares da região”. A avaliação é da graduada em Nutrição Bruna Manhães, formada pela Universidade Estácio de Sá (Campos), que estagiou na secretaria municipal de Educação e fez um comparativo com outras creches de municípios vizinhos.
Segundo ela, o cardápio diário composto de arroz, feijão, proteína (carne bovina, frango, ovo e peixe), frutas, legumes e hortaliças é superior e segue as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que preconiza fornecer até 350 quilocalorias e 9 gramas de proteínas por refeição, ou seja, 15% das necessidades diárias de calorias e proteínas dos alunos beneficiados.
— Não encontrei pontos negativos na merenda ofertada pelo município, porque ela segue rigorosamente o PNAE. Também não detectei falhas para apontar no meu Trabalho de Conclusão de Estágio (TCE), exigido pela universidade de 198 horas — disse, acrescentando que a experiência pode ser considerada excelente devido à utilização de dados coletados cientificamente do programa da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para chegar a esse resultado, Bruna realizou trabalho de campo entre maio e junho, e constatou ainda que cerca de 30% das crianças beneficiadas estão com sobrepeso, e tendência à obesidade.
A graduada lembrou que a maior parte das hortaliças, legumes e frutas são produzidas pela Agricultura Familiar. “Além de favorecer o comércio local, os produtos são de qualidade já que não utilizam agrotóxicos nem pesticidas”, falou, ressaltando que a intenção do Município é aumentar o percentual de 30% do programa Agricultura Familiar.
O secretário municipal de Educação, Róbisson Serra, afirma que uma das grandes preocupações de sua pasta é oferecer alimentação balanceada, sob a supervisão de sua equipe de Nutrição, além da conhecida qualidade já confirmada pela estagiária. “Desde a creche, o aluno é oportunizado com contato da alimentação saudável, consumindo frutas, legumes e verduras que no seu dia a dia rejeita em sua casa. Uma vez por mês essas crianças se servem com bandejas no refeitório das creches, consumindo beterraba, cenoura, alface, tomate e maxixe, entre outras”, ressalta.