NUPEM/UFRJ apresenta proposta de parceria para implantação de núcleo de pesquisa em Quissamã

Nesta quarta-feira (23), a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, e o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Marcelo Batista, receberam os professores Rodrigo Lemes, Pedro Hollanda e Alexandre Azevedo do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade – NUPEM/UFRJ – para a apresentação de uma proposta de parceria para a implantação de um núcleo no município. Na oportunidade, ainda estavam presentes os assessores técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Ney Aleixo e Luiz Carlos Fonseca Lopes.

De acordo com os professores a proposta de implantação do núcleo na UFRJ em Quissamã, atuará, inicialmente, na construção de conhecimento sob quatro principais eixos de trabalho, sendo eles: fauna e flora; meio ambiente e saúde; mapeamento de aspectos sociais e socioambientais; e monitoramento do Canal Campos-Macaé. Após a apresentação da proposta, a Prefeitura avaliará a viabilidade da parceria com o Instituto.

“É com grande felicidade que recebemos a proposta do NUPEM/UFRJ. Já imagino as inúmeras oportunidades que se abrirão para os nossos jovens com um núcleo do NUPEM instalado no município. As possibilidades de construção do conhecimento para toda a população são imensuráveis. Levar tecnologia para o campo de forma assertiva, incentiva nossos jovens a escolherem cursos de qualificação e cursos universitários que os oportunizem trabalhar em um novo modelo de agricultura e pecuária sustentáveis e verdadeiramente rentáveis”, disse a prefeita Fátima Pacheco, completando que “o Turismo e o Meio Ambiente são áreas importantíssimas para a humanidade como um todo e que estão entre as prioridades do governo”.

O vice-prefeito Marcelo Batista e sua equipe aproveitaram para solicitar a inclusão da temática “Agricultura Familiar” como mais um eixo de trabalho na proposta apresentada pelos docentes do NUPEM, bem como, o aprofundamento de pesquisas e estudos sobre as diversas áreas de conservação ambientais do município.

“Somos professores, acreditamos que a universidade emancipa as pessoas. O NUPEM é a UFRJ presente no interior do Estado com mais de uma dezena de cursos ofertados atualmente. Como frutos da interiorização da universidade nós estamos muito felizes com a possibilidade de vir para Quissamã”, revelou o professor Rodrigo Lemes, seguido pelo professor Alexandre Azevedo.

“Nós vivemos a realidade da região e nosso foco enquanto docentes é no desenvolvimento socioambiental e político das cidades a partir da construção do conhecimento através do acesso às tecnologias”, finalizou Alexandre.