Novos prefeitos da região participam de reunião da Ompetro

A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, participou nesta quinta-feira (9) de reunião da Ompetro (Organização dos Municípios Produtores de Petróleo), que reuniu prefeitos e representantes dos municípios participantes no Centro de Convenção Jornalista Roberto Marinho, em Macaé.
Na pauta do encontro, o panorama político-econômico da região, importância da Ompetro em temas de interesse regional, ação dos royalties, prestação de contas, contribuições dos municípios à Ompetro. A eleição da nova diretoria, para o biênio 2017/2018, que também estava na pauta, ficou para uma próxima reunião.
De acordo com o presidente da organização e prefeito de Macaé, Aluísio dos Santos Júnior, a principal discussão foi sobre a reforma estatutária, já que existe hoje uma pauta jurídica fundamental para a Ompetro, que é o recurso de cerca de um bilhão de reais e, para que isso aconteça junto ao Tesouro Nacional, é fundamental que a organização esteja rigorosamente cumprindo seu estatuto.
“Então, vamos primeiro fazer a reforma do estatuto, que já tem algum tempo e deixá-lo mais contemporâneo e atualizado para atender às nossas demandas. Então, no dia 10 de abril vamos nos reunir novamente, reformamos e votamos o novo estatuto que nos permitirá discutir consórcios, interações entre prefeituras nas áreas de segurança, educação e saúde. E, a partir dessa aprovação, poderemos convocar a nova eleição”, esclareceu Aluísio.
“Atualmente a Ompetro é uma das instituições mais fortes do setor petrolífero e atua na defesa dos interesses dos municípios produtores de petróleo da Bacia de Campos. E é através dela que nossas cidades, em conjunto, podem discutir a melhor maneira de aplicar os royalties e as políticas públicas em comum, principalmente neste momento em que todos estamos passando por essa grave crise financeira. A parceria é uma saída viável e possível”, afirmou Fátima.
Além da prefeita de Quissamã e do prefeito de Macaé, participaram da reunião os prefeitos Carla Machado (São João da Barra), Raphael Diniz (Campos dos Goytacazes), Paulo Dames (Casimiro de Abreu) e Cristiane Cordeiro (Carapebus), o vice-prefeito José Guimarães Salvador (Rio das Ostras), o chefe de Gabinete Oscar Victorino (Arraial do Cabo),e o secretário de Fazenda César Augusto Barbiero (Niterói).