Novos membros do Conselho Municipal de Educação tomam posse em cerimônia virtual

A Prefeitura de Quissamã realizou, nesta quarta-feira (28), de forma online, a Cerimônia de Posse dos novos membros do Conselho Municipal de Educação 2021/2023 formado por 33 representantes entre titulares e suplentes. A cerimônia contou com a participação da prefeita Fátima Pacheco, da secretária de Educação Helena Lima, do subsecretário Robson Serra, que deram as boas-vindas aos conselheiros e reforçaram a importância do papel deles na educação do município. Já a eleição do novo presidente vai acontecer no dia 19 de maio.
O Conselho é formado por representantes das entidades governamentais (Secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde, Administração e Agricultura, Meio Ambiente e Pesca) Câmara Municipal; e não governamental, incluindo Rede Estadual de Ensino, Profissionais do Magistério da rede Municipal, Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro (Cnec), Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Associação de Moradores e Representantes de Pais e Alunos.
A prefeita Fátima Pacheco saudou os presentes e parabenizou a todos pelo trabalho e parceria em prol da educação. “É gratificante contar com pessoas empenhadas e comprometidas e dizer que vamos investir ainda mais na educação, assim como nos profissionais que a cada dia contribuem para que tenhamos um ensino de qualidade. Fizemos investimento recente na categoria atendendo a uma reivindicação antiga do enquadramento do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração e vamos fazer muito mais. Vamos investir nas escolas, promover melhorias nos layout e garantir também investimento tecnológico. Atualmente, mesmo na pandemia, todos os alunos estão tendo acesso a um ensino de qualidade, com profissionais dedicados e é muito importante governar em um município onde os profissionais têm capacidade de ir além do ensino e transformam vidas. Não adiantaria investimentos se não tivéssemos o perfil dos profissionais que temos. Então parabenizo os conselheiros e vamos continuar trabalhando para fazer o melhor por nossa cidade e por nossa educação”, destacou.
A secretária Helena Lima abordou a importância do Conselho, instituído por Lei Municipal desde 2008 é essencial para que as políticas públicas sejam implementadas. “No município a gente vê o conselho como um grande parceiro da secretaria de Educação. Fortalece nossa tomada de decisão, sinaliza pontos importantes que precisam ter olhares especiais e contribui com seus pareceres. São essas ações que fortalecem a democracia e nossa educação”, enfatizou Helena, acrescentando ainda que o Conselho exerce papel de articulação e mediação das demandas educacionais junto aos gestores municipais e desempenha funções normativa, consultiva, mobilizadora e fiscalizadora.