Novos membros da CIPA tomam posse

Após três dias de cursos e palestras motivacionais, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) encerrou, na manhã desta quinta-feira (1º), o período de treinamento dos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), vencedores da eleição realizada entre os dias 1º e 4 de julho, divididos entre CIPA I (Saúde) e II (Geral). Todo o conteúdo foi ministrado por Paulo Clébio do Nascimento e Marcelo Raimundo, da NorthRio.
Segundo a técnica de Segurança do Trabalho Luisa Vianna, o treinamento aconteceu nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto e abordou a NR5, cujo conteúdo aborda o estudo do ambiente, as condições de trabalho, metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho, noções sobre legislação trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho, princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos e organização da CIPA, entre outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.
“Todo o treinamento foi baseado em teoria e prática e incluiu combate a incêndio, primeiros socorros e estudo das normas reguladoras. O primeiro dia foi na Escola Municipal Regina Celi Passos e, os dois últimos, no auditório da Prefeitura, onde, após o encerramento, fizemos a entrega dos certificados e empossamos os novos membros para a gestão 2019/2020”, informou Luisa.
“A proposta foi fazer algo diferente em Quissamã, com um trabalho específico e, por isso, após encerrar esse curso de CIPA, trouxe uma palestra motivacional e informações sobre a importância da Comissão para os resultados do município. Ser cipeiro hoje é ter a preocupação, partilhar e cooperar na preocupação e ação de redução de incidentes e acidentes. É se preocupar continuamente com a segurança do profissional. Por isso, parabenizo a prefeita Fátima Pacheco por ter esse olhar diferenciado, que mostra preocupação com a segurança, com uma estrutura melhor, e por apoiar os resultados que uma CIPA traz e que fazem a diferença para o município”, frisou Paulo Clébio.
Para a CIPA I foram empossados, como representantes dos empregados, os titulares Cláudia Márcia Ramos de Carvalho, Aline Pereira Oliveira, Suzana Almeida Pinheiro e Cleide Alves Viana e, como suplentes, Kátia Raquel Azevedo Oliveira, Talles Michael Santos Mont’Alto, Sandra da Silva Castro e Nádia Ribeiro de Andrade.
Pelo empregador foram empossados, como titulares, Júlio César do Espírito Santo Ribeiro, Márcia Cristina Gomes Verol Steiner, Bruno Albuquerque das Neves e Everaldo Luiz Reis. Como suplentes, Andrea Oliveira da Silva, Isaias de Almeida Mendonça, Maria Elena Corrêa Leite e Ozias Lessa.
Na CIPA 2 tomaram posse, como representantes titulares dos empregados, Raimunda Nonata Silva, Nathália Tavares Pinheiro e Jocélia Silva. Como suplentes Vera Lúcia dos Santos, Ana Paula Siqueira do Nascimento Nunes e Jamil Mota Peçanha. Pelo empregador, como titulares, Vânia Cristina Lista Pinto, Luisa Azevedo B. Vianna e Rafaela de Freitas Ribeiro, tendo como suplentes Wagner de Oliveira Monteiro, Rony dos Nascimento e Josiane dos Santos Belarmino.