Novos equipamentos do HMMMJ possibilitam diagnósticos mais rápidos e precisos

Já estão sendo instalados, no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus – HMMMJ, três novos equipamentos, adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde de Quissamã, que visam acelerar a obtenção de diagnósticos. Entregues na tarde desta terça-feira (26), o analisador bioquímico, o aparelho de coagulação e o equipamento para leitura de fitas de urina, para realização de EAS, iniciam a fase de testes e treinamento dos profissionais, já na próxima semana.
De acordo com informação da Secretaria de Saúde, a principal função do analisador bioquímico é mensurar os índices bioquímicos por meio da análise do sangue e outros fluidos corporais. Ele é destinado a obter o diagnóstico de uma doença, ou avaliar as funções dos órgãos, identificando o gene da doença ou determinando a norma para a futura terapia. Com capacidade para realizar até 400 testes por hora, também é útil na análise do nível de enzimas.
Já o aparelho para testes de coagulação, é utilizado para mensurar a capacidade do corpo em estancar sangramentos, realizando a contagem do número de plaquetas. O leitor de fitas de urina, por sua vez, destina-se a facilitar o diagnóstico de doenças. Considerada como uma “biópsia” do trato urinário, obtida sem necessidade de procedimento invasivo, ela é capaz de fornecer informações importantes, tanto no diagnóstico, quanto no monitoramento de doenças renais, além de outras.
Ex-secretária municipal de Saúde (recentemente nomeada subsecretária de Administração), Renata Fagundes destaca a importância dos equipamentos na prestação de serviços cada vez mais complexos, completos e melhores à população de Quissamã:
– Estes três equipamentos são uma grande conquista, para que possamos dar continuidade ao trabalho com excelência e confiabilidade nos exames. As novas máquinas de bioquímica e coagulação, agregarão ainda mais ao dia-a-dia do hospital, afirmou.