Novos conselheiros tutelares são empossados

A Prefeitura de Quissamã realizou, na manhã deste sexta-feira (10), no Cinema Municipal do Centro Cultural Sobradinho, a cerimônia de posse dos novos conselheiros tutelares, eleitos no ano passado para o próximo quadriênio. Os titulares são Bethânia Azeredo, Tatiana Souza, Carlos Alberto, Raphaela Victor e Claudinéa Santos. Já os suplentes são Lúcilia Lamóglia, Luciana Francisco, Juliana Santos, Leandra Souza e Renata Germano.
A programação contou com a presença da prefeita Fátima Pacheco, do vice-prefeito Marcelo Batista, da secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães; da subsecretária Rosane Barros, do presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Macaé, Fabiano Lima Paschoal de Souza; do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), João Ricardo Macedo; da responsável pelo Espaço Cultural José Carlos de Barcelos, Heliana Barcelos; além de secretários, subsecretários e familiares dos empossados.
Fátima agradeceu a presença do presidente da OAB-Macaé, parabenizando a atuação do órgão em todo país, e falou da alegria em participar da cerimônia. “Foi gratificante acompanhar esse momento e dar boas vindas aos novos conselheiros, assim como agradecer aos guerreiros que estão deixando o pleito, após realizarem um excelente trabalho nos últimos quatro anos. Parabenizo o formato como aconteceu a eleição dos novos membros e saibam que vocês terão para frente um grande missão. Missão essa a ser exercida em prol das nossas crianças e adolescentes e dizer que estaremos à disposição”, destacou a prefeita, falando ainda dos avanços obtidos na área social.
O vice-prefeito Marcelo Batista também reforçou a importância do trabalho em equipe. “Agradecemos à equipe que está deixando o cargo e desejamos tudo de melhor aos que estão chegando, e que Deus nos dê força e sabedoria para que possamos fazer o melhor para nossas crianças e adolescentes”, completou.
A secretária de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães, e a subsecretária Rosane Barros também parabenizaram os profissionais eleitos e agradeceram aos que estavam deixando o cargo por todo trabalho realizado nos últimos quatro anos. “Tivemos uma eleição de muita transparência e desejamos aos que passam integrar o grupo, sorte e comprometimento. Vocês foram eleitos pelo voto popular, capacitados e tenho certeza que farão um bom mandato”, ressaltou Tânia.
O presidente do CMDCA, João Ricardo Macedo, falou do processo eleitoral, que teve um total de 43 inscritos. “O sentimento é de gratidão a todos que pleitearam uma vaga. Do total de inscritos, 30 candidatos foram aprovados para a votação popular, onde tivemos uma eleição exitosa, com a participação significativa da população”, reforçou.
Fabiano Paschoal, presidente da OAB-Macaé, parabenizou a atuação do Conselho Tutelar no município e falou da importância de toda ação realizada em favor das crianças e adolescentes, abordando ainda sobre a missão dos profissionais diante da sociedade como representantes do povo.
O juramento dos novos conselheiros foi feito por Carlos Alberto, que em seguida, em nome dos demais eleitos, agradeceu à comunidade. Já Lucília Lamóglia, eleita como suplente, falou em nome da equipe que está deixando o Conselho, e destacou os avanços obtidos pela gestão e importância das parcerias com diferentes setores.
Para encerrar a programação, foram realizadas homenagens a cinco profissionais que fizeram parte do Processo de Escolha Unificada dos Membros do Conselho Tutelar do município. Os homenageados foram Tânia Magalhães, Rosane Barros, Natália Paula de Souza, Ivandra Maria de Miranda Linhares e Rosilene Pessanha Rodrigues Ribeiro.
Em novembro, os profissionais eleitos para o quadriênio passaram por capacitação obrigatória. A abordagem envolveu o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 13 de julho de 1990. Eles conheceram ainda detalhes da plataforma digital do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – Sipia CT Web.