Novo Olhar garante óculos e isenção para documentos

O Projeto Novo Olhar, realizado nesta sexta-feira (27), em Quissamã, ofereceu à população benefícios como a doação de óculos e isenção de taxas para segunda via de carteira de identidade e certidões de nascimento, casamento e óbito. A ação, realizada pela Fundação Leao XIII, em parceria com a Prefeitura, levou centenas de pessoas à Escola Municipal Professora Tânia Regina, no bairro Alto Alegre.
Segundo a coordenadora de políticas públicas da secretaria de Estado de Ciências, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Clícia Cruz, o projeto foi ampliado para atender a demanda. “O projeto foi retomado e ampliado, passando a atender pessoas a partir dos 19 anos, quando antes era somente após os 40. Futuramente se pensa em ampliar ainda mais, levando o Novo Olhar também para crianças”, explicou.
“Estamos batalhando, junto ao Governo do Estado, para trazer outros projetos para Quissamã, como a parte jurídica oferecida pela Fundação Leão XIII, porque sabemos que todo o país passa por dificuldades e a carência é grande”, afirmou o coordenador regional da Fundação, Rudjone Viana.
O atendimento oftalmológico aconteceu em cinco etapas, que foram do cadastro até a escolha da armação, de onde a pessoa saia com protocolo para buscar os óculos no dia 31 de agosto, no mesmo local.
Para aqueles que buscavam isenção do pagamento de taxas cartoriais de segunda via de carteira de identidade e certidões, o atendimento aconteceu por ordem de chegada. Após o atendimento e preenchimento de ficha cadastral, receberam a informação que devem comparecer à sede da Fundação Leão XIII, localizada no Parque de Exposições, na terça-feira (31), a partir das 10h, para pegar o documento que garantirá a gratuidade.
A secretária municipal de Assistência Social, Tânia Magalhães, destacou a parceria para a realização do projeto. “É uma ação bastante requisitada e que estava no nosso planejamento há algum tempo. Pela participação maciça da comunidade, percebemos o grande alcance do trabalho aqui realizado”, frisou, ao lado da subscretária Rosane Barreto.