Novembro Azul é tema de live, visando conscientização sobre a saúde do homem

Na noite desta segunda-feira (29), a Prefeita Fátima Pacheco, conduziu a live sobre o Novembro Azul, que falou sobre os cuidados preventivos no universo masculino. Se a campanha nasceu para conscientizar sobre a prevenção do câncer de próstata, Quissamã foi além. Neste mês, foram compartilhados diversos conteúdos sobre a saúde do homem. A live foi transmitida pelo Facebook e conseguiu alcançar 1500 pessoas.
A ideia da live é compartilhar conhecimento e incentivar a atenção dos homens com a saúde. Além disso, falar sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento de toda e qualquer doença, enfatizando o cuidado precoce, em relação ao câncer de próstata, que se descoberto logo no início, tem a maior chance de cura.
Fátima enfatizou a importância da disponibilidade de pacientes que passaram por essa experiência, em falar abertamente e compartilhar suas vivências.
– Estamos falando de vida, de saúde, de família e vínculos. Foi muito emocionante seu relato extremamente lúcido e gostaria de agradecer ao “Senhor Juju”, o empenho em ajudar ao próximo, já que a sua fala chegará a muitas pessoas.
– Hoje em dia, quando o homem alega que trabalha o dia inteiro, e não tem tempo para cuidar da saúde, já não é mais desculpa, pois as Unidades de Saúde da Família em Quissamã, já possuem horário noturno de atendimento, então, procurem suas USFs. Verifiquem tanto o dia, quanto a hora, mas não deixem de se consultar, aconselhou Antônio Carlos Silva, coordenador do Programa de Saúde do Homem.
Juscelino Marins, nascido em Quissamã, vivenciou há três anos o câncer de proposta e pôde dar o depoimento sobre a sua história de vida e superação:
– Para qualquer homem, é assustador. A gente nunca espera um diagnóstico tão impactante como o câncer e para mim, que me cuido desde os 40 anos, foi ainda mais surpreendente. Fazia exames periódicos, passava pelo urologista e num período entre uma consulta e outra, de aproximadamente seis meses, foi encontrado um nódulo, afirmou, emocionado.