Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Novembro Azul conscientiza sobre o câncer de próstata

Novembro Azul conscientiza sobre o câncer de próstata

A Campanha Novembro Azul teve sua abertura oficial na manhã de terça-feira (5), com ação da Secretaria de Saúde, via Coordenadoria de Saúde do Homem, no hall da sede administrativa, oferecendo várias ações de saúde aos servidores e população. Com aferição de pressão arterial e teste glicêmico, a equipe avaliou a todos, além de oferecer informativos sobre a campanha.
Usada como forma de conscientização, o Novembro Azul 2019 tem o tema ‘Cuidar da Saúde também é coisa de homem’ e é dirigida à sociedade e, em especial aos homens, a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata que, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), é a segunda mais comum entre os homens.
A programação do mês também será desenvolvida com participação da Coordenação de Hiperdia, já que no dia 14 será o Dia Mundial do Diabetes, criado para conscientizar sobre os problemas associados à doença, como alta mortalidade por complicações cardiovasculares, derrame (AVC), implicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda de visão, alteração da sensibilidade dos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações.
“Ofertamos serviços que permitiram às pessoas verificarem como andam suas taxas glicêmica e também a pressão arterial. Como o tema da campanha é ‘Cuidar da Saúde também é coisa de homem’, estamos aqui para justamente fazer com que os homens busquem as unidades de saúde para trabalhar na prevenção. Isso porque, normalmente, quando vai procurar já está com a doença em estado avançado e acaba nos hospitais, porque não dão a devida atenção à prevenção. E também para desmistificar a ideia de que unidade de saúde é lugar somente de mulheres e crianças e que sim, também é lugar dos homens”, informou o coordenador de Saúde do Homem, Júlio César Ribeiro. Ele agradeceu ainda à banda do projeto social Construindo Sonhos, de Santa Catarina, que animou a manhã.
Júlio explicou que durante toda a campanha serão oferecidos os TRD (Teste Rápido Diagnóstico) que detectam na hora a presença do HIV, Sífilis, Hepatite B e C, e também os grupos de trabalho, como o de hipertensos. A novidade, segundo ele, é que algumas unidades de saúde da família (USF) estão se preparando para oferecer reuniões exclusivas para os homens, onde os mesmos possam se sentir mais confortáveis em se abrir sobre seus problemas de saúde e outros relacionados.
Sintomas – Um dos sintomas do câncer de próstata é a dificuldade de urinar. O diagnóstico é feito por meio do exame de sangue PSA (principal proteína encontrada no sangue e específica da próstata) e pelo toque retal, pois a glândula fica localizada no terminal do reto e geralmente 90% das alterações ficam na parte periférica e posterior da glândula. O exame deve ser feito por homens a partir de 40 anos, se houver casos da doença na família antes dos 60 anos, e a partir dos 45 anos, todos os homens devem fazer a prevenção.

Confira a programação:
6 de novembro
8h30 – Sala de espera – USF Morro Alto
8h30 – Ações em Saúde do Homem – Todas as USF’s
14h – Ação novembro Azul – Quadra de esportes de Caxias
12 de novembro
8h30 – Palestra ‘Câncer de Próstata – rastreamento de cuidados’ – PAI
9h – Palestra ‘Cuidar da Saúde também é coisa de homem’ para funcionários da Coordenadoria de Esporte e Juventude – Sala de reuniões do ginásio poliesportivo
13 de novembro
7h – Sala de Espera – USF Santa Catarina
??? – Paradinha Azul – Ciclovia, em frente da USF do Carmo
19h – Palestra ‘Cuidar da Saúde também é coisa de homem’ – Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Morro Alto
14 de novembro
7h – Palestra ‘Cuidar da Saúde também é coisa de homem’, com aferição de pressão arterial e teste de glicemia para funcionários da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca – Parque de Exposições
8h30 – Ação em Saúde no CRAS, com aferição de pressão arterial e teste de glicemia – Barra do Furado
9h – Ação em Saúde, com aferição de pressão arterial e teste de glicemia – Praça Brigadeiro José Caetano
19 de novembro
7h – Palestra ‘A nutrição na prevenção do câncer de próstata, com aferição de pressão arterial e teste de glicemia’ – Refeitório do Barracão da PMQ
7h – Ação em Saúde do Homem – USF Alto Grande
8h30 – Realização de TRD (Teste Rápido Diagnóstico) – USF Machadinha
8h30 – Saúde vai até você – Morrinhos
14h – Sala de Espera – USF Machadinha
21 de novembro
14h – Palestra ‘Cuidar da Saúde também é coisa de homem’, para funcionários da limpeza pública – Sala de reuniões do parque de exposições
22 de novembro
8h30 – Alcoolismo – Riscos à saúde – Setor de Vigilância em Saúde
26 de novembro
17h – Ação em Saúde do Homem – USF Santa Catarina
27 de novembro
8h – Sala de Espera ‘Cuidar da Saúde também é coisa de homem’ – Centro de Especialidades
28 de novembro
17h – Reunião com homens – USF Caxias
19h – Palestra ‘Cuidar da Saúde também é coisa de homem’ – Sede do Rotary Club

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.