Novembro Azul com Ações da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador

Com a proposta de informar a população sobre os cuidados com a saúde, na prevenção do câncer de próstata, com foco na campanha do Novembro Azul, a Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realizará ao longo do mês vigente, uma série de ações em vários pontos do município. As atividades já começaram na terça-feira (7), na Sala de Reuniões do Parque de Exposições, e terá continuidade na próxima segunda-feira (13), encerrando no dia 28 deste mês.
No dia 13/11, às 9h, haverá uma atividade beneficiando colaboradores lotados no Setor da Defesa Civil e Guarda Municipal, na sede da Guarda Municipal; no mesmo dia, às 13h30, será a vez dos colaboradores lotados na Fazenda São Miguel da Mata serem atendidos na Unidade de Saúde da Família em Santa Catarina. Na terça-feira (14), o atendimento ocorrerá para os colaboradores lotados no Barracão da Prefeitura de Quissamã, às 6h30.
Já no dia 16 (quinta-feira), a atividade será para beneficiar os colaboradores lotados no Horto Municipal, na sede do Horto Municipal, situado na localidade do Canto de Santo Antônio. No dia 22 (quarta-feira), a atividade beneficiará os colaboradores lotados na Empresa União Norte-Fluminense, na sede da Empresa, em Quissamã; e por último, no dia 28 (terça-feira), a açao será com os colaboradores lotados no Frigorífico Boiboi, na sede da Empresa, localizada na Rod. BR 101, s/nº, Km 125, em Quissamã – RJ.
Temas a serem abordados: orientações quanto a riscos relacionados ao tabagismo; rastreamento de câncer de próstata; realização de vasectomia; cuidados preventivos quanto a hipertensão arterial e diabetes; cuidados preventivos a acidentes e doenças do trabalho benefícios da atividade física para manutenção da saúde; prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs); avaliação médica e administração da 2ª dose da vacina anti-tetânica nos colaboradores da Fazenda São Miguel da Mata; realização de aferição de pressão arterial nos colaboradores presentes.
O enfermeiro do trabalho, responsável pela DIVISAT, Júlio Cesar Espírito Santo Ribeiro, explica que este trabalho já vem sendo realizado a algum tempo no Município de Quissamã, onde algumas Empresas e estabelecimentos do setor privado e também do setor público já foram beneficiados com as ações desta Divisão, inclusive com a oferta de vacinas, como a antitetânica, em trabalhadores rurais e profissionais da construção civil, sendo estes vacinados pela DIVISAT no próprio local de trabalho, além de outras atividades.
“Os trabalhadores e, também os empregadores são orientados quanto aos riscos existentes em seu ambiente de trabalho, de acordo com a atividade laboral exercida por estes, conscientizando-os quanto a necessidade de prevenção dos acidentes e doenças relacionadas trabalho que ali possam ocorrer”, destacou Júlio Cesar, acrescentando que os colaboradores vítimas de agravos em saúde do trabalhador em Quissamã são direcionados ao atendimento já disponibilizado na própria Rede de Assistência da Saúde disponibilizada no Município.
“Neste mês, nós da DIVISAT, estamos contribuindo nas ações do Novembro Azul, voltado à conscientização do homem quanto à necessidade de manutenção da sua saúde, prevenindo e rastreando doenças. Assim estamos buscando os locais de trabalho onde há maior concentração masculina para assim melhor contribuir com as ações da Campanha do Novembro Azul”, concluiu Júlio Cesar.
A Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (DIVISAT), é um dos componentes do Setor de Vigilância em Saúde do Município de Quissamã. Como determinado pela Lei Orgânica da Saúde (LOS), de nº 8080/90, em seu artigo 6º, estão incluídas no campo de atuação do SUS (Sistema Único de Saúde) a execução de ações que beneficiem a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Assim, a DIVISAT tem por objetivo efetuar ações que possibilitem a vigilância na ocorrência dos agravos em Saúde do Trabalhador, buscando minimizar ou eliminar os riscos existentes no ambiente de trabalho, atuando na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.