Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Novembro Azul: campanha chama atenção para cuidados com a saúde do homem

Novembro Azul: campanha chama atenção para cuidados com a saúde do homem

Na manhã desta quinta-feira (18), a coordenação de Saúde do Homem realizou, no hall da Prefeitura, uma mobilização a fim de chamar atenção dos funcionários públicos para o combate ao câncer de próstata. O intuito foi alertar sobre a necessidade de conscientização dos homens quanto aos riscos do tumor.
Em parceria com os Programas Hiperdia, Tabagismo, Hanseníase e DST/AIDS, foram realizados teste para Covid-19, de glicemia, aferição de pressão arterial e ministrada a vacina contra a Influenza. Também teve distribuição de panfletos educativos e preservativos, esclarecimentos sobre os temas abordados, pedidos de exame de escarro, rastreamento de desenvolvimento da diabetes nos próximos dez anos.
Ao participar do evento, o secretário de Saúde, Nílton Pinto, lembrou destacou a importância do diagnóstico precoce e a conscientização dos homens quanto aos cuidados com a saúde:
– Os homens não têm o hábito de procurar atendimento profissional quando não estão doentes e, no caso do câncer de próstata, a prevenção é fundamental. Quando diagnosticado em fases iniciais, por meio de exames, esse câncer pode ser curado, sendo essencial para evitar complicações. Já em fase adiantada, se torna mais problemático.
Ao contrário das mulheres, que desde crianças costumam fazer acompanhamento médico, os homens não têm o hábito de se consultar, especialmente em urologistas. Essa falta de hábito, acrescida de preconceito, se torna um problema quando em idade mais avançada, momento em que o câncer de próstata é mais comum.
Para o coordenador do Programa de Saúde do Homem, Antônio Carlos Silva, é necessário uma mudança de comportamento, começando na infância: “se os pais tiverem a prática de levar os meninos para se consultar desde pequenos, isso, com certeza, terá impacto lá na frente. Teremos uma geração com muito menos preconceito em relação a exames, como o de câncer de próstata.
As Unidades de Saúde da Família – USF de Caxias e Barra do Furado, também realizaram ações educativas sobre os temas obesidade e diabetes mellitus, para os pacientes que aguardavam suas respectivas consultas. Foram distribuídos panfletos explicativos e esclarecimento de dúvidas.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.