Museu encerra exposição ‘Raízes Indígenas’

Finalizou nesta sexta-feira (10) a temporada da exposição “Raízes Indígenas”, sediada no Museu Casa Quissamã. Devido ao grande sucesso, houve uma prorrogação na data final da mostra, antes marcada para o dia 1º de maio. A ação é uma inciativa da Coordenadoria Especial de Cultura e Lazer, em parceria com o Museu do Índio, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e que levou milhares de pessoas ao espaço.
Entre as peças da exposição estavam pau de chuva, tipiti, ralador, cesto cargueiro, chocalhos, arco e flecha, braceletes, máscara, cerâmicas e cabaças, material confeccionado por grupos indígenas do Brasil, como os Karajá, Guarani, Ashaninka e Xingu, além de painéis fotográficos do povo Ashaninka, habitante da terra indígena Kampa do Rio Envira, no Acre.
Segundo a diretora do Museu Casa Quissamã, Valdirene Pereira, a estimativa do Museu do Índio FUNAI, era de 500 pessoas visitando a exposição no Museu Casa Quissamã, mas houve superação deste número, já que foram registrados 2.500 visitantes no período. “Outro dado expressivo é que chegamos na última segunda-feira (6), ao marco de 60 mil visitantes aqui no museu, fundado em 10 de junho de 2006 e que conta com peças e móveis antigos, pintura original da parede restaurada, quadros com fotografias de época e outras peças raras”, informou.
“As exposições são importantes ferramentas para o fomento da cultural, que revitalizam o espaço e renovam o público dos espaços culturais. Estamos muito felizes com o sucesso da exposição promovida no Museu Casa Quissamã, pois superou e muito nossas expectativas iniciais. Agrademos a todos que nos prestigiaram”, falou a coordenadora de Cultura e Lazer, Amanda Fragoso.
Para quem ainda não conhece ou quer revisitar o espaço, pode agendar seu horário pelos telefones(22)2768-1332 / 9975-15750 ou simplesmente ir visitá-lo de quarta-feira a domingo e feriados, das 10 h às 16 h, com entrada gratuita.