Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Museu Casa Quissamã completa 15 anos com apresentação da Banda União Quissamaense

Museu Casa Quissamã completa 15 anos com apresentação da Banda União Quissamaense

O Museu Casa Quissamã completou 15 anos neste sábado (12) com uma apresentação da Banda União Quissamaense, no Salão Nobre, que foi transmitida em formato de live, em função da pandemia da Covid-19. Arranjos belíssimos de clássicos da MPB e músicas internacionais, orquestrados pelo maestro Gilmar Ferreira Gonzaga, fizeram parte da programação dos 32 anos de emancipação político-administrativa do município.
E o aniversário de 2021 está sendo especial: o Museu Casa Quissamã está passando por uma restauração. O equipamento é um dos principais pontos culturais e turísticos da cidade. O patrimônio é uma preciosidade construída em 1826 pelo Visconde de Araruama.
No início da sua história, a então Fazenda Quissamã, atual museu, hospedou figuras ilustres como o Imperador D. Pedro II, Princesa Isabel e Duque de Caxias. O museu foi inaugurado em 12 de junho de 2006 e possui um quantitativo de 80 mil visitantes incluindo brasileiros e estrangeiros. É um importante patrimônio histórico do ciclo da cana-de-açúcar e guarda a memória cultural de um povo.
Paralelo à obra do casarão, a área externa também vai receber o projeto Parque da Cidade, com a construção de uma pista de caminhada e um estacionamento para receber os visitantes. A ideia é fortalecer tanto o setor cultural, quanto o turístico, visando principalmente o período de pós-pandemia, já que o acervo do museu é muito rico e composto por peças tanto originais, quanto réplicas do século XIX, como quadros, móveis, fotografias e indumentária.
“Temos a missão de preservar as raízes culturais de Quissamã, um município com uma história muito rica que atrai turistas, pesquisadores e estudantes de diversas cidades e estados do Brasil. Vamos iniciar a obra do Museu Casa Quissamã, mas também estamos realizando projetos para os outros equipamentos culturais da cidade, declarou a secretária de Cultura e Lazer”, disse a secretária de Cultura e Lazer, Kitiely Freitas.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.