Nesta sexta-feira, 14, o Museu Casa Quissamã celebrou seus 18 anos com especial Projeto Crianças no Museu, fruto de uma parceria entre as secretarias de Educação e de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, visando integrar as crianças ao patrimônio cultural e histórico da cidade. O evento reuniu estudantes da Educação Infantil e do 4° ao 9° ano de escolaridade da rede municipal de ensino para uma série de atividades lúdicas e culturais, proporcionando um dia de muita diversão e aprendizado.
As crianças participaram de oficinas de Escultura de Balão, Pintura Facial e Confecção de Pipas, conduzidas pela equipe CaTa Art. Além disso, a Cia Arte Labuta encantou os pequenos com atividades recreativas e contação de história, culminando em um animado piquenique nos jardins do museu.
O ponto alto da celebração foi a tradicional cerimônia do parabéns com o bolo, em frente ao Museu Casa Quissamã, comemorando essa importante data para a comunidade local.
O vice-prefeito, Marcelo Batista, ressaltou que o mês de junho é um mês especial para a cidade, porque comemora o Aniversário de 35 anos de Quissamã e diversas outras datas importantes. “Hoje estamos estamos aqui comemorando os 18 anos do Museu Casa Quissamã. Trazer as crianças para o Museu é uma forma de manter nossa história viva e de preservar a nossa memória”, disse Marcelo, seguido da secretária de Educação, Helena Lima.
“O Projeto Crianças no Museu tem o objetivo de aproximar nossas crianças desse espaço histórico tão importante, que abriga ainda o Baobá que é referência e conta a história do nosso povo. Com os alunos aqui, nós queremos celebrar esse aniversário do Museu unindo aprendizado e diversão”, revelou a secretária.
O evento contou ainda com a presença do secretário de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, Ailton Correia e da diretora do Museu Casa Quissamã, Valdirene Pereira, que destacaram a importância de projetos como este para o desenvolvimento educacional e cultural das crianças.
A celebração dos 18 anos do Museu Casa Quissamã faz parte das comemorações dos 35 anos de Emancipação Político-administrativa de Quissamã, reforçando seu papel como um importante espaço de preservação da memória do povo quissamaense.