Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

IPMQ

Museu Casa Quissamã alcança 50 mil visitantes

A preservação histórica e cultural de Quissamã se destaca no Norte Fluminense e isso se comprova quando, com pouco mais de dez anos de inaugurado, o Museu Casa Quissamã, atinge a marca de 50 mil visitantes. Construída em 1826, por José Carneiro da Silva, o Visconde de Araruama, a então Fazenda Quissamã hospedou figuras ilustres como o Imperador D. Pedro II, Princesa Isabel e Duque de Caxias.
Fundado em 10 de junho de 2006, o Museu conta com peças e móveis antigos, pintura original da parede restaurada, quadros com fotografias de época e outras peças raras.
Em sua parte externa a casa conta com uma capela na varanda; aleia de palmeiras imperiais que, de acordo com historiadores, significavam a importância do proprietário, então, quanto maior o número de palmeiras na fazenda, mais alto era o título de nobreza de seu morador; jardim com plantas identificadas, além de um raro exemplar de baobá, plantado por escravos.
“Recebemos, na última sexta-feira (3), a visita de 40 professores da rede pública de Macaé, que trabalharão com o projeto pedagógico Africanidade durante o ano letivo de 2017 e, com eles, alcançamos 50 mil visitantes. Recebemos um público diversificado, que inclui alunos e professores de instituições municipais, estaduais, federais e, também, visitantes do Brasil e do mundo, que se encantam com o espaço”, explicou a diretora do espaço, Valdirene Pereira.
O Museu Casa Quissamã funciona de quarta a sexta, das 10h às 16h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h, com entrada gratuita. O agendamento pode ser feito pelo telefone (22) 2768-1332.

Galeria de Fotos