Municípios pedem apoio do Estado para minimizar efeitos da seca

Representantes da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca e da Coordenadoria da Defesa Civil Municipal de Quissamã participaram, no último dia 10, em Miracema, da reunião para definir Ações Mitigadoras dos Efeitos da Estiagem no Norte e Noroeste Fluminense.
O encontro, realizado no Centro Cultural Melchíades Cardoso, contou ainda com a participação do secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Jair Bittencourt, e subsecretário estadual de Defesa Civil, coronel Marcelo Hess de Azevedo.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Quissamã, Marcos Alves, a chuva foi escassa nos últimos meses e provocou a redução do volume de água nos mananciais hídricos. “No nosso caso, a Lagoa Feia é o único que abastece todo o município”, destacou.
Já o secretário municipal de Agricultura, João de Nilo, lembrou que medidas de prevenção contra aos efeitos da seca devem ser adotadas, principalmente para atender o pequeno produtor. “Consumidores de maior poder aquisitivo ou grandes pecuaristas podem buscar alternativas, como perfurar poços ou comprar caminhões-pipa, mas os de baixa renda só contam com o apoio do Município”, frisou.