Município tem experiência da Saúde publicada pelo Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (CEBES)

Várias experiências da Saúde de Quissamã fazem parte da publicação do livro e do vídeo institucional, “IdeiaSUS: saberes e práticas nos territórios do Sistema Único de Saúde”, organizado pela FIOCRUZ. O exemplar traz experimentos implementados em alguns dos municípios do Brasil e o lançamento aconteceu na tarde desta sexta-feira (11), de maneira virtual, e contou com a participação da Prefeita Fátima Pacheco; da Dra. Delba Machado Barros, coordenadora de Planejamento e Gestão em Saúde; de Sheila Batista, Ruth Méia, Rosemeri Baga Pessanha, Júlio César E.S. Ribeiro, Alessandra Chagas e Araquem Avenia, que são autores do trabalho premiado; além de Simone Flores, ex-secretária de Saúde do município. Acompanhando o evento digital, no Auditório da Prefeitura, estavam presentes profissionais da Saúde municipal.
Em fevereiro de 2019, na Mostra Estadual de Práticas de Saúde COSEMS RJ/ Ideiasus – Fiocruz, no Rio de Janeiro, Quissamã foi premiada com a apresentação do trabalho “Diálogos entre serviços: estratégias da rede municipal para qualificação do SUS – Relato de Experiência de Quissam?/RJ”, além de ter sido selecionada para ter sua experiência publicada no exemplar.
“É uma alegria para Quissamã estar fazendo parte deste trabalho, de estar compartilhando as nossas experiências, principalmente, neste momento de tanta apreensão, por conta do Coronavírus. Aqui, ao lado, estamos com nossos profissionais de Saúde nos assistindo, a quem temos muito que agradecer. A saúde de nosso município é pra além dos investimentos que a gente faz e exigido pela lei. Além dos equipamentos que garantimos para a melhoria de todo o sistema, o grande diferencial está no grande comprometimento de cada profissional que integra nossa rede, que a faz dialogar da forma que está retratada no livro. Este prêmio chega em uma hora em que todos precisam de um afago, de levantar a autoestima, e de dar visibilidade para todos os profissionais de saúde. Ficamos felizes quando o professor Drº Eduardo Mello relata que no momento em que estamos presenciando o desmantelamento da política pública de Saúde no Brasil, ele encontra em nosso município um motivo para seguir em frente, porque tem muita gente boa trabalhando. Queremos agradecer a todos que nos ajudam a fazer uma saúde de Qualidade em nossa cidade”, disse a Prefeita Fátima Pacheco.
“Esse livro mostra o SUS que dá certo, em especial, mostra parte da história de saúde pública de Quissamã tecida a várias mãos e com muito compromisso dos profissionais de saúde. Essa produção foi possível pelo engajamento da equipe, mas, sobretudo, pelo apoio dado pela alta gestão. Gratidão aos envolvidos. Vamos continuar fazendo o nosso melhor… Parabéns a FIOCRUZ/COSEMS-RJ por nos oportunizar esse momento. Juntos somos mais”, pontua a Dra. Delba Machado Barros, coordenadora de Planejamento e Gestão em Saúde.
O lançamento do livro teve a participação de Nisia Trindade, presidenta da Fiocruz; Valcler Rangel Fernandes, Chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz e coordenador do Programa IdeiaSUS; Carlos Eduardo de Oliveira Lula, presidente do CONASS; Wilames Freire Bezerra, presidente do CONASEMS; Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS); Maria da Conceição Souza Rocha, presidente do COSEMS-RJ; Gulnar Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco); Oscar Jara Holliday, diretor do Centro de Estudios y Publicaciones (CEP) Alforja na Costa Rica e presidente do Conselho de Educação da América Latina e do Caribe (CEAAL).