Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

IPMQ

Município recebe material sobre a história e a cultura afro-brasileira

Na tarde desta segunda-feira (28), a Prefeitura de Quissamã recebeu material didático do projeto “Conhecendo a nossa história: da África ao Brasil”, enviado pela Fundação Cultural Palmares. A entrega de livros e revistas, que serão utilizadas na rede municipal de ensino, foi feita por Lucimara Muniz, representante da Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas, ao secretário de Educação, Róbisson Serra. Participaram ainda do encontro, a secretária de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães; a coordenadora de Cultura e Lazer, Armanda Fragoso, a vice-presidente da Associação de Remanescentes de Quilombo de Machadinha (Arquima), Maria Elena da Silva; e o diretor de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária da Arquima, Aldo dos Santos.
O projeto conta com parceria do Ministério da Educação e tem a finalidade de promover e preservar a cultura afro-brasileira buscando o fortalecimento de políticas públicas voltadas à cultura negra e dessa forma fomentar o cumprimento do artigo 26 da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional lei 9.394/1996.
“Educação e cultura são instrumentos decisivos para a promoção da cidadania e eliminação das desigualdades raciais. Esse material distribuído pela Fundação Palmares reafirma a identidade negra e aborda uma série de questões importantes da cultura afro-brasileira. Na região, os livros contemplam ainda os municípios de Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana”, frisou Lucimara, lembrando que antes da utilização na sala de aula, professores envolvidos passarão por capacitação, ministrada por equipe do governo federal.
O secretário Róbisson Serra elogiou a qualidade do material encaminhado pela Fundação Palmares. “A abordagem é feita de forma clara e objetiva. Isso facilita a utilização tanto no Primeiro, como no Segundo Segmento. Estamos trabalhando na adaptação curricular para a educação quilombola e os livros e revistas chegam em um momento oportuno”, ressaltou.
A Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo, em Machadinha, é referência na educação quilombola e faz um importante trabalho de resgate da cultura local, com atividades pedagógicas, culturais e artísticas, sendo referência em toda a região.

Galeria de Fotos