Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Município recebe equipe da Fiocruz interessada em ações integradas na Saúde

Município recebe equipe da Fiocruz interessada em ações integradas na Saúde

A secretaria de Saúde de Quissamã está recebendo esta semana a visita de uma equipe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os profissionais, por meio de um trabalho de curadoria em saúde do Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente (IdeiaSUS), estão conhecendo de perto as ações integradas de saúde realizadas no município. Os produtos finais da atividade serão um livro e um documentário, a serem lançados no Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), no Rio de Janeiro. Como parte da agenda, os profissionais da Fiocruz participaram, na tarde desta quinta-feira (20), de uma visita guiada com gestantes à Maternidade do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus.
A programação foi acompanhada pela secretária municipal de Saúde, Simone Flores; pela Coordenadora Geral da Maternidade, Alessandra Ribeiro; enfermeiras-chefes das Unidades de Saúde, gestantes e familiares. “Recebemos hoje a equipe da Fiocruz para uma visita guiada à Maternidade. É um momento de muita satisfação porque a Fiocruz está aqui vendo o trabalho do município de Quissamã, e fazendo um estudo sobre a saúde da cidade e dos êxitos que temos obtido com os diálogos entre os serviços. Essa visita também contou com a presença de representantes de Carapebus, e coordenações das Estratégias de Saúde da Família dos dois municípios, demonstrando que a Saúde de Quisssamã acolhe, de fato, a população”, ressaltou a Simone.
Claudia Le Cocq, uma das profissionais da Fiocruz envolvidas na atividade, explica que o trabalho está sendo realizado com base na prática “Diálogos entre serviços de saúde: estratégias de integração da rede municipal para qualificação do SUS”, que é uma ação do município, premiada na I Mostra Estadual de Práticas de Saúde/IdeiaSUS – Fiocruz.
“O Rio de Janeiro teve três práticas selecionadas, entre elas essa de Quissamã, que envolve vários serviços de saúde oferecidos no município. Essa curadoria em saúde terá como resultado um livro, com três capítulos, cada um abordando uma prática premiada. O lançamento do livro acontecerá no Congresso do CONASEMS, junto a um documentário que está sendo elaborado pela equipe da vídeo saúde da Fiocruz. Eles estão realizando a filmagem da vivência da prática em saúde na cidade e a previsão é de que o filme seja lançado também em Quissamã”, disse Claudia.
O trabalho da curadoria em saúde está sendo acompanhado pela equipe IdeiaSus e também pelo curador, sanitarista especialista em saúde, e pesquisador da Ficocruz, Eduardo Melo, que destaca a importância das ações que vem sendo realizadas no município.
“Essa experiência de Quissamã é uma experiência de integração de serviços de uma rede, e isso é muito importante porque no Brasil todo, apesar dos avanços que temos, ainda enfrentamos muitos problemas, e um deles é a dificuldade de termos uma rede de atenção com a quantidade adequada de serviços, e profissionais para fazer com que os serviços se integrem, se relacionem, uma vez que isso é vital para a continuidade da assistência dos usuários. O que mais marca na experiência de Quissamã é o trabalho integrador, fruto de esforços de uma gestão, que vem atuando para colocar os serviços em rede. Posso dizer que no país inteiro percebemos muita dificuldade nesse tipo de interação. Em geral, temos experiência de interação da saúde mental com a atenção básica, mas, de maneira geral, essa integração é muito baixa, apesar de ser fundamental para pacientes e profissionais de saúde e gestores. A experiência de Quissamã pode servir de base para outros municípios”, disse o pesquisador.
O Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente (IdeiaSUS) é uma iniciativa da cooperação técnica entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), no âmbito da Rede de Apoio à Gestão Estratégica do SUS.
Coordenado pela presidência da Fiocruz, o IdeiaSUS tem como objetivo identificar, reunir e disponibilizar um banco de “práticas e soluções” em Saúde & Ambiente, e parte do princípio que a troca de experiências, “exitosas ou não”, são essenciais ao processo de consolidação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
Já o projeto ‘Diálogos entre serviços de saúde: estratégias de integração da rede municipal para qualificação do SUS’ foi apresentado pela Dra. Delba Barros, na Mostra Estadual de Práticas de Saúde/IdeiaSUS – Fiocruz, enfatizando e valorizando, desta forma, trabalhos das áreas técnicas dos municípios e trabalhadores do Sistema Único de Saúde. Dentre os 119 inscritos, de 39 municípios, foram aprovados nove trabalhos na categoria oral, sendo um deles de Quissamã e 30 na categoria cartaz, onde o município classificou quatro.
A VideoSaúde da Fiocruz faz pesquisa, captação, catalogação, tratamento, produção e distribuição de audiovisuais sobre saúde. Seu acervo está disponível para usuários cadastrados, entre eles organismos e instituições do Sistema Único de Saúde (SUS), entidades privadas, escolas, estudantes, organizações não governamentais e comunitárias, além de usuários individuais.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.