Município promove Seminário de Desenvolvimento Agrário

Representantes do Ministério da Agricultura e Pesca, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Estado do Rio de Janeiro vão participar nesta sexta-feira (10), às 17h, no anfiteatro da Prefeitura, do Seminário de Desenvolvimento Agrário e Políticas de Meio Ambiente e Pesca de Quissamã. A finalidade é abrir o diálogo com os órgãos federais e estabelecer parcerias com o município.
No encontro, segundo o engenheiro agrônomo Ney Aleixo, um dos organizadores, um dos pontos altos em discussão com o Incra, será a regularização fundiária nas áreas como Canto de Santo Antônio, Caxias, Barra do Furado e Vila Operária (cidade), além da implantação da Unidade Municipal de Cadastro (UMC) com objetivo de evitar deslocamentos até o Rio de Janeiro para obter a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e o Imposto Territorial Rural (ITR).
— O seminário é de grande importância para que o nosso município avance em diversas áreas. Seguindo orientação da prefeita Fátima Pacheco, as parcerias vão permitir que a classe produtora receba subsídios para desenvolver seus projetos com a ajuda dos governos municipal, estadual e federal — disse Ney.
Ainda no evento, acontecerão a entrega de licença para embarcações e apresentação de projetos de trabalho e renda para o pescador.
Entre as presenças confirmadas no Seminário estão as dos superintendentes do Incra, Carlos Castilho, e do Ministério da Agricultura no RJ, Essiomar Gomes; além de Janine Martins, da Superintendência Regional da Conab.