Município promove Fórum do Envelhecimento Saudável

Animação, apresentação artística, música, palestras, sorteios de brindes e muita dança marcaram o Fórum do Envelhecimento Saudável, realizado, nesta terça-feira (15), no auditório da Prefeitura de Quissamã. A programação, elaborada pela secretaria de Assistência Social, fez parte das ações comemorativas ao Mês do Idoso e contou com a participação dos assistidos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
A abertura das atividades teve a presença do vice-prefeito Marcelo Batista, da secretária de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães, da subsecretária Rosane Barros e da coordenadora do SCFV da Pessoa Idosa, Madalena Moreira.
“Sem nossos idosos aqui, esse evento não seria nada. Agradeço a presença e participação de cada um e a toda equipe da Assistência, que há 19 anos trabalha com o coração. É um orgulho compor a mesa de autoridades e poder falar com vocês. Que o dia de hoje seja repleto de coisas boas, muito aprendizado e troca de experiências”, frisou Madalena Moreira.
“Essa programação começou a ser pensada em março deste ano e hoje tornou-se realidade. Agradeço a cada um que pode estar presente e a cada profissional, que com muito trabalho garantiu que esse momento fosse possível e que não mede esforços para fazer o melhor para vocês. Esse foi o primeiro de muitos encontros, pois vamos realizar a programação todos os anos. É importante mostrar o quanto avançamos no envelhecimento saudável, enquanto há pessoas perdendo a vida, querendo morrer, vocês querem viver e viver bem, com qualidade de vida. O SCFV da Pessoa Idosa foi pensado desde 2000, com a participação efetiva da nossa hoje prefeita Fátima Pacheco, e desde então vem garantindo para nossos idosos um diferencial, que é a conquista pela autonomia e de poder cuidar das suas coisas e de viver”, ressaltou Tânia.
A subsecretária de Assistência Social, Rosane Barros, falou da felicidade em participar da programação. “Os idosos nos transmitem alegria e é muito bom estar com eles. Tenho certeza que hoje teremos um grande encontro, com diversas atividades. Sabemos que quanto mais ações realizarmos para nossos idosos, melhor qualidade de vida eles terão. Acho importante e necessário o reforço das ações para eles, uma geração que não representa só o nosso passado, mas também o nosso futuro”, completou.
O vice-prefeito Marcelo Batista reforçou a importância da atividade. “O Fórum poderia ser chamar fórum do conhecimento, pois temos aqui pessoas com diferentes experiências e muitos exemplos a oferecer. Gostaria de pedir que vocês transmitam isso para nossa juventude, para nossas crianças. Agradecemos à secretaria de Assistência e a todos vocês pela dinâmica e pelo trabalho que vem sendo realizado. Nossa prefeita Fátima Pacheco tem a preocupação em fazer o melhor não só por nossos idosos, mas para todos os munícipes”, ressaltou.
O palestrante César Assad Knifis Filho proferiu a palestra “A importância do exercício físico na terceira idade” e foi elogiado pelos presentes. “Falei sobre a importância do exercício físico bem planejado e bem orientado em relação ao processo fisiológico do envelhecimento, onde expliquei o que acontece com o envelhecimento, tanto o saudável, quanto envolvendo a pessoa com alguma patologia de base, por exemplo. Mesmo no envelhecimento saudável, a pessoa tem dois fenômenos que acabam levando a queda de independência da sua funcionalidade: a sarcopenia, que é a perda da massa muscular; e osteopenia, diminuição da densidade mineral óssea. Expliquei como o exercício é eficaz para minimizar esses efeitos, entre outras abordagens e ao final abri espaço para perguntas e a participação deles foi muito boa”, pontuou.
O Fórum também contou com a participação do representante do Serviço de Convivência do Idoso do município de Carapebus, Nelson Joaquim Nascimento, que é psicólogo, gerontólogo e arteterapeuta. “Quissamã está de parabéns e está com um trabalho bem adiantado na área. Os idosos estão bem representados por uma equipe de excelência. Toda as atividades que vem sendo desenvolvidas na cidade estão legitimando o chamado empoderamento dos idosos, e eles estão muito independentes. É gratificante ver o quanto eles estão bem”, disse.