Município passa a contar com Programa de Assistência Médica Veterinária

O Programa de Assistência Médica Veterinária foi lançado com sucesso na tarde desta quarta-feira (20), no auditório da Prefeitura de Quissamã. Participaram da cerimônia a secretária de Saúde, Simone Flores; a coordenadora do Programa Estratégia de Saúde da Família, Milena Viana; o coordenador da Vigilância em Saúde, Leonardo Barcelos; os veterinários Luíza Barcelos e Fábio Guimarães e os vereadores Cássio Reis, Luiz de Acil, Xande Moreno e Janderson Chagas. O programa visa oferecer aos munícipes a castração de cães e gatos, palestras educativas e exames para diagnóstico de brucelose e tuberculose bovina.
Durante o evento, os profissionais destacaram a importância da iniciativa com foco na saúde pública e abordaram os benefícios da castração. Foi realizado o pré-cadastro para acesso aos serviços e aberto espaço para a população tirar dúvidas sobra a atividade. O programa está dividido em quatro etapas, sendo a primeira, o pré-cadastro; segunda, o agendamento para avaliação clínica e exames laboratoriais para avaliar as condições dos animais para fazerem as cirurgias; terceira, cirurgia e a quarta, pós-operatório.
As pessoas que participaram do lançamento do programa e fizeram o pré-cadastro serão as primeiras contempladas. A castração só será realizada após o animal passar por exames e ser considerado apto ao procedimento. Já o contato com os responsáveis sobre consultas e exames será fornecida via telefone e ou diretamente pelos agentes de saúde das unidades referenciadas.
A secretária Simone Flores frisou a importância do programa para a saúde do município. “Vamos estreitar o diálogo com a comunidade em relação a posse responsável do animal, que precisa de amor, carinho, abrigo, alimento e cuidados. Vamos trabalhar em parceria, via Estratégia Saúde da Família e Vigilância, em prol da assistência dos animais. Serão 24 cirurgias mensais, além dos exames. É um programa que foi bem pensado e planejado e passou por um processo licitatório onde o foco principal é a saúde pública”, enfatizou.
“Trata-se de uma ação que vai repercutir na saúde da família e que é de grande importância para a população”, acrescentou a coordenadora do Programa Estratégia de Saúde da Família, Milena Viana.
Leonardo Barcelos, Coordenador da Vigilância em Saúde, disse que a atividade é mais um ganho para o município. “Não se trata só da castração, que é um passo importante e que vai auxiliar na diminuição de animais nas ruas. O programa, no geral, vai contribuir muito, uma vez que contará também com palestras e esclarecimentos educacionais sobre os cuidados com os animais”, ressaltou.
A veterinária Luíza Barcelos destacou a satisfação em ver o auditório lotado e parabenizou a Prefeitura por buscar melhorias também para a saúde do animal. “A participação de vocês é muito importante e mostra o quanto estão preocupados com seus animais. Eles não brinquedos e devem receber cuidados contínuos, para toda a vida”, pontuou.
Fábio Guimarães falou da satisfação em estar envolvido na atividade. “Nós, que atuamos na profissão, escolhemos amar e cuidar dos animais. Sabemos que a demanda é muito grande, mas será fundamental para fazer o controle populacional e esse é um dos objetivos do programa”, completou.