Município participa de Encontro Fluminense de Gestores da Cultura

Fortalecer a comunicação entre os municípios e seus órgãos públicos de cultura, estabelecendo espaços de diálogo e parceria entre cidades. Esse foi o principal objetivo do encontro de gestores do setor, realizado na terça-feira (18), em Niterói, que contou com a presença do Coordenador Especial de Cultura e Lazer de Quissamã, Oscar Luiz Chagas.
Na pauta, além da troca de experiências e conhecimentos, destaque para a discussão de políticas públicas, financiamento e gestão de espaços culturais. “Nesse momento, com a escassez de recursos, o grande desafio é desenvolver a cultura com criatividade, perseverança e parceria”, destacou Oscar, frisando que já trabalha em projetos voltados para a captação de recursos com objetivo de manter os equipamentos locais.
Apesar das diferenças entre as municipalidades, um cenário comum se apresenta: a necessidade de incentivo à criação de territórios culturais simbólicos e do exercício pleno das manifestações culturais, afirmando a cultura na qualidade de veículo eficaz de inclusão social em cada cidade e no Estado do Rio de Janeiro.
O Encontro Fluminense de Gestores Municipais de Cultura reuniu nomes como o representante regional do Ministério da Cultura (MinC), José Haddad, o produtor cultural Jorge Freire, atual Coordenador Geral de Mobilização da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, e o cineasta Carlos Augusto Calil, ex-secretário de cultura de São Paulo.