Município participa da abertura da I Semana Estadual de Economia Solidária

A Secretaria de Estado do Trabalho e Renda, por meio da Coordenação Estadual de Economia Solidária e Comércio Justo, realiza a I Semana Estadual de Economia Solidária, com o tema” A importância da Economia Solidária para o desenvolvimento econômico e social do estado do Rio de Janeiro”. O evento, que se iniciou nesta segunda-feira (14) e vai até sexta-feira (18), acontece de forma virtual, em função das restrições sanitárias decorridas da pandemia da Covid 19, com transmissão pelo Youtube. A Prefeita Fátima Pacheco participou da abertura do evento, fazendo parte do eixo temático “O papel da gestão pública municipal para a implementação da Política Pública de Economia Solidária”. Participaram os deputados estaduais Waldeck Carneiro e Capitão Paulo Teixeira; a presidente do Conselho Estadual da Economia Solidária e Coordenadora Estadual de Economia Solidária e Comércio Justo, Angélica Hullen; dentre outras autoridades.
“Quissamã é uma cidade receptiva, de pessoas felizes e muito trabalhadora. O nosso município compõe, no âmbito do turismo, a Costa do Sol, com praias, lagoas, e atrativos naturais, além de um grande diferencial: a riqueza história extraordinária. Temos casarões dos séculos XVIII e IXX, além da comunidade quilombola Machadinha. Um povo que resistiu, e hoje conta a sua história em um espaço muito visitado pelos turistas, que agora, devido a pandemia, está operando em outro formato. A comunidade é um exemplo típico da economia solidária, com a total gerência do restaurante, e do memorial, pelos moradores. Nossas artesãs trabalham com confecção de doces típicos, com a agricultura familiar, com diversos tipos de artesanatos. É importante a participação em eventos como estes para compartilhar as experiências, e ao lado de pessoas com tamanho conhecimento, aprender cada vez mais, e transformar o município em referência na questão das relações mais humanizadas, uma economia que não seja predatória, que oportuniza a todos, que é o desafio de qualquer gestor, e para nós é uma prioridade”, concluiu a Prefeita Fátima Pacheco.
A I Semana Estadual de Economia Solidária acontece em alusão ao Dia Nacional da Economia Solidária, em 15 de dezembro, e é desenvolvida pela SETRAB, em parceria com o Conselho Estadual de Economia Solidária –CEES/RJ, com o Fórum de Cooperativismo Popular-FCP e a Frente Parlamentar de Economia Solidária da ALERJ. O objetivo é promover o fortalecimento da política pública de Economia Solidária no Estado Rio de Janeiro.
Por meio da realização desses eventos virtuais se pretende potencializar os Empreendimento de Economia Solidária, na mesma medida em que busca dar visibilidade à produção coletiva e associada de trabalhadores das áreas urbanas e rurais do RJ.